Uma grande oportunidade de crescimento! A afirmação é senso comum no discurso dos jovens que acabaram de se formar na Escola Sesc de Ensino Médio (Esem). O projeto oferece infraestrutura completa e professores com dedicação integral para garantir o desenvolvimento dos jovens e prepará-los para o ingresso na universidade. Pernambuco tem seis vagas para bolsas de ensino integral e gratuito na escola-residência localizada no Rio de Janeiro. E esses seis alunos pernambucanos comemoram agora o resultado positivo do vestibular 2016, colhendo o fruto de três anos de muita dedicação de alunos e professores.
Inaugurada em fevereiro de 2008, a Esem arca com bolsas de estudos integrais, hospedagem, alimentação, urgências médicas escolares, material didático-pedagógico de uso coletivo e atividades extra-classe propostas pela escola. As aulas e atividades acadêmicas ocorrem em horário integral, de segunda a sábado, complementadas por atividades profissionalizantes, acadêmicas e de lazer, realizadas nos finais de semana. Para o formando recifense Ewerton Henrique da Silva Santana, o modelo criado na escola Sesc deveria ser padrão em toda escola, valendo-se de profissionais comprometidos que criam um vínculo com o alunado e mostram o quanto aquele estudante é capaz de conseguir seus objetivos.
“Temos alunos aprovados em grandes instituições, isso é fruto desse trabalho conjunto, desse esforço. Claro que o esforço parte também do individuo, mas se você tem uma instituição com um espaço físico incrível, um campus maravilhoso e um material humano sensacional, é juntar o útil ao agradável. A escola vira um trampolim para você crescer e ir além. Eu me vejo hoje milhares de passos à frente do que eu me via há três anos antes de ir pra Esem”, conclui Ewerton que ingressa na universidade já levando na bagagem dois projetos de iniciação científica.
Durante os três anos do Ensino Médio, os estudantes ficam alojados na escola residência, saindo apenas durante os dois longos recessos (julho/agosto e dezembro/fevereiro), quando os alunos devem, obrigatoriamente, deixar as instalações da escola. Segundo Ewerton a distância e a ansiedade de novas experiências assustam a princípio, mas com o tempo, as dificuldades vão sendo vencidas e a irmandade existente dentro da escola, onde todos se ajudam, facilita muito o convívio e os estudos. “Muitas vezes nos reuníamos à noite com os vizinhos de prédio, amigos, pessoas de outras turmas e fazíamos grupos de estudo”, conta Ewerton já saudoso relembrando da rotina na Escola. “Fico um pouco triste em saber que não vou poder voltar para lá porque agora eu estou em outra fase. É uma experiência incrível, muito rica, você tem contato com várias culturas e pensamentos. Recomendo certamente”, acrescenta. Para ele, assim como para outros jovens estudantes, o sacrifico de abdicar da convivência diária com família e amigos foi recompensado pela conquista de suas metas e um crescimento que vai fazer diferença tanto no mercado de trabalho, quanto na universidade e na vida.
Feras– Os seis concluintes Esem 2015 do Estado que lograram êxito no recente Enem são: Aldo Izidório Santos Filho (de Arcoverde, aprovado para Medicina/UFPE), Kelvin Kenn de Freitas Pereira (Arcoverde, Medicina Veterinária/UFRPE), Ewerton Henrique da Silva Santana (Recife, Ciências Econômicas/UFPE), Letícia Fernanda P. de França Lima (Paulista, Publicidade e Propaganda/UPE), Lucas Henrique Leite de Morais (Garanhuns, Psicologia e Direito/UPE) e Rayssa Gysele Teixeira da Silva (Garanhuns, Ciências Sociais/UFAL).
Ingresso Esem– Para fazer parte do projeto é preciso realizar a pré-inscrição, que acontece geralmente no meio do ano, pelo site www.escolasesc.com.br, onde está disponível o regulamento e o programa de conteúdo das provas. São 159 vagas distribuídas entre Regionais do Sesc. Para Pernambuco estão destinadas 6 vagas, preferencialmente para dependentes de comerciários, com renda familiar bruta inferior a cinco salários mínimos e que tenham cursado dois terços do Ensino Fundamental em escola pública ou do Sesc. Os alunos são selecionados através de prova (questões objetivas e redação), verificação de pré-requisitos e dinâmica de grupo/entrevista com o candidato e seus familiares.