A imaginação corre solta diante de uma contação de histórias. Olhos e ouvidos atentos a cada palavra e movimento realizado durante a leitura de um livro é um grande incentivo para quem abraça a atividade de contação. O projeto “A Hora do Conto” movimentado em bibliotecas do Sesc, a exemplo das unidades de Caruaru e Arcoverde, tem o objetivo de estimular a leitura desde cedo e também ampliar o acesso ao livro. O público alvo abrange, principalmente, crianças, que além da contação participam de outras atividades como pintura, desenho, recitais, entre outras. A entrada é gratuita.
A Hora do Conto traduz as histórias de forma alegre e agradável, a fim de atrair as crianças para o universo da leitura e, dessa maneira, ajudar na formação de novos leitores. Cada história é adaptada e apresentada de forma distinta, utilizando técnicas de animação. A Biblioteca Álvaro Lins, do Sesc Caruaru, promove o projeto regularmente às terças e quintas, em duas sessões (9h e 15h). A Cigana Contadora de Estórias, vivida pela jornalista e escritora Gabriela Kopinits, é uma das parceiras do projeto e participa nesta quinta (25) das sessões de contação com os alunos do Pré-Escolar II do Sesc. “Iniciei essa parceria com o Sesc Caruaru no ano passado e foi uma experiência muito boa. O trabalho que eles realizam, como a Hora do Conto e as outras ações culturais voltadas para a promoção da leitura, é excelente e eu não poderia ter recebido acolhida melhor”, comenta Gabriela, que este ano comemora 15 anos de trabalho, a maior parte dedicada ao voluntariado.
Além da Hora do Conto, a biblioteca também promove oficinas culturais, rodas de leitura e recitais de poesia. Para mais informações sobre projetos, agendamentos e parcerias entre em contato com as bibliotecas do Sesc em Pernambuco.