Pela primeira vez, a cidade de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, vai receber uma das unidades móveis do OdontoSesc, projeto que leva saúde bucal e cidadania para comunidades em todo o Estado. A inauguração será hoje, dia 29 de fevereiro, às 18h, na Unidade Básica de Saúde Beatriz Luz Rocha, na Cohab VI. O atendimento será aberto ao público no dia seguinte. Desta vez, a iniciativa vai ampliar a área de atendimento, contemplando mais bairros próximos a serem definidos pela Prefeitura de Petrolina.
O consultório itinerante vai oferecer serviços educativos de prevenção e curativos, como restaurações, tratamentos de canal, entre outros, pelos próximos cinco meses. Todos os procedimentos do OdontoSesc são gratuitos e realizados em parceria com as prefeituras de cada município. Qualquer pessoa pode ter acesso ao projeto, mas é necessário procurar a Secretaria de Saúde da cidade para realização do cadastro e agendamento do atendimento.
Serão distribuídas 220 carteiras de atendimento por semana, que totalizam 880 consultas por mês. Além dos procedimentos odontológicos, o projeto também se preocupa com a educação da população. Antes da inauguração da unidade, professores da rede pública, agentes de saúde, ONGs, grupos de gestantes e terceira idade, escolas, orfanatos e outras instituições estão recebendo capacitação em promoção da saúde bucal. São orientações sobre alimentação saudável, prevenção de doenças, além de oficinas, palestras e feiras de saúde.
“O mais importante, além de promover atendimento gratuito para a população, é fazer com que ela tenha acesso à informação e seja autônoma nos cuidados com a saúde da boca. A maior importância do projeto é a inclusão social. É fazer com que aquelas pessoas que se sentem incomodadas por causa de algum problema dentário recuperem a autoestima, não tenham vergonha de sorrir”, explica Wladmir Lucena, chefe do departamento odontológico do Sesc em Pernambuco.
OdontoSesc – Mais uma cidade beneficiada pelo projeto é Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife. A outra unidade móvel chegou à cidade em maio de 2015 e deve concluir os atendimentos no final de abril. Desde quando surgiu, em 2001, o OdontoSesc já atendeu mais de 100 mil pessoas e passou por 48 municípios. A primeira cidade a receber o projeto foi Gravatá, seguida por Angelim e Surubim, todas localizadas no Agreste do Estado.