Celebrando o Dia Mundial do Teatro e o Nacional do Circo, ambos comemorados no dia 27 de março, a Mostra Sesc Teatro e Circo aporta com variados espetáculos em três palcos da cidade, a partir desta quarta-feira (30). Oito encenações vão ocupar os teatros Arraial Ariano Suassuna, no bairro da Boa Vista; o Marco Camarotti, no Sesc Santo Amaro; e o Capiba, localizado no Sesc Casa Amarela. Os ingressos possuem preço popular e podem ser adquiridos por R$ 20 (público em geral) e R$ 10 (comerciários e dependentes).
A abertura da programação acontece no Teatro Arraial com a peça “Na Beira”, que terá início às 19h. No dia seguinte (31), o espaço recebe o Grupo Bela Idade, do Sesc Santa Rita, apresentando um ensaio aberto de “Retratos de uma Lembrança Interrompida”, às 15h. Além do espetáculo “Amar é crime”, às 20h. O enredo é uma adaptação para o teatro de quatro contos do livro homônimo do escritor pernambucano Marcelino Freire. As quatro cenas mostram situações diversas de opressão e fragmentação de identidade, vividas por personagens da base da pirâmide da sociedade. A encenação é de Isabelle Barros e a produção é assinada pela AMARÉ Grupo de Teatro.
Já no Teatro Capiba, no dia 31, o público pode conferir a peça “O Açougueiro”, às 20h. Interpretado por Alexandre Guimarães, a montagem, que é um drama, fala sobre o amor do açougueiro Antônio pela jovem Nicinha. O ator se desdobra em sete personagens para narrar uma história de amor e intolerância no Sertão pernambucano. No dia 1° de abril, a Cria do Palco ocupa o local com “Soledad – A Terra é fogo sob nossos pés”, e no dia 2, é a vez da pernambucana Duas Companhias e o Coletivo Grão Comum estrelarem o “Grito de Guerra, Grito de Amor”.
O mês de abril começa com programação no Teatro Marco Camarotti. Logo no dia 5, o espaço recebe o Grupo AMARÉ de Teatro com a peça “Amar é crime”. No dia 6, o Ceronha Pontes sobe ao palco com “Camille Claudel”, questionando a violência que se lança sobre o espírito livre e revolucionário instalado no corpo de uma mulher.
Já no dia 7, tem o “Romance dos dois soldados de Herodes”, da Casa de Dionoso, contando a história de dois soldados mercenários que são contratados pelo rei Herodes para matar todas as crianças de até dois anos, nascidas em Belém e nas cercanias. O espetáculo tem início às 20h.