O Laboratório de Autoria Literária Ascenso Ferreira, do Sesc Santa Rita, abre a sua programação anual nesta sexta-feira (1°) promovendo debate sobre literatura infanto-juvenil em uma conversa entre os escritores Pedro Bandeira e Ignácio de Loyola Brandão. O encontro é aberto ao público e terá início às 19h, no Salão de Eventos do Sesc Santa Rita.
Pedro Bandeira é um dos principais autores brasileiros da literatura infanto-juvenil e entre as suas obras mais conhecidas esta a série Os Karas, adotada por muitos colégios no país. O jornalista e escritor Ignácio de Loyola Brandão tem 42 livros publicados entre romances, contos, crônicas e infantis. O debate entre os dois vai abordar a temática “Escrevendo para Infância e Juventude no século XXI”, com mediação do pernambucano Valdir Oliveira, apresentador do programa Opinião Pernambuco.
Em pauta, entraves e estímulos, uso das tecnologias contemporâneas, a desmistificação do livro para as crianças e jovens e a consolidação deste tipo literário na formação social. “Escrever para séculos diferentes não muda porque o ser humano é o mesmo. Ele amará, terá ciúmes, medos e alegrias. O escritor escreve para pessoas, a arte é igual. A literatura é a arte da esperança”, pontua Pedro Bandeira.
Durante todo o ano, o Laboratório de Autoria Literária Ascenso Ferreira vai trabalhar o tema da literatura infanto-juvenil. O público-alvo são as crianças e os adolescentes e, em paralelo, os profissionais de educação, como professores e pedagogos. “A grande importância de trabalhar este tema é a visibilidade a essa vertente da literatura. O jovem de hoje é o adulto de amanhã. Discutir o que é escrito para eles e a forma de pensar é fundamental, diante da crise ideológica deste século”, explicou a supervisora de Cultura do Sesc Santa Rita, Emanuelle de Jesus. De acordo com ela, a expectativa para a abertura é receber aproximadamente 200 pessoas.
Entre os destaques da programação de 2016 do Laboratório, que é um espaço para a troca de experiências literárias, sejam elas escritas ou orais, está a sétima edição da Mostra Sesc de Literatura Contemporânea no mês de agosto. Haverá ainda espetáculos envolvendo teatro e literatura e uma exposição permanente “Pernambuco Criativo”, um panorama de autores e leitores da literatura infantil, com curadoria de Antônio Nunes e Morgana Brandão. Esse ano, será criado o mascote “Ascensinho”, personagem que estará presente para falar sobre a tem