Espetáculos teatrais e de circo, intervenções artísticas e atividades formativas compõem a programação da sexta edição da Mostra Camurim de Teatro e Circo, que movimenta a cidade de São Lourenço da Mata, no Grande Recife, a partir deste sábado (9). A iniciativa, criada em 2010 pelo Sesc, traz atividades gratuitas até o dia 15 de abril, em pontos descentralizados do município, como praças e escolas da rede pública. Esse ano, a grande novidade é a inauguração do projeto Geladeira Cultural, que durante todo o ano realizará ações de literatura.
A abertura da Mostra será comandada pela companhia Circo Caravana Tapioca, que irá realizar um cortejo musical na Feira Livre de São Lourenço da Mata, com início às 9h. No dia 11, o público poderá conferir “Roda”, espetáculo circense do mágico Rapha SantaCruz, na Praça de Tiúma, às 19h. Na programação, tem o “Projeto Pólo Marginal – Opereta de Rua” (12), no bairro do Parque Capibaribe; “A Fuzarca – Uma brincadeira de rua” (13), em Tiúma; “Luiz Lua Gonzaga”, na Praça Carlos Wilson; e “Tapioca”, no Sesc Ler São Lourenço da Mata, ambos no dia 15.
“A Mostra tem a proposta de reduzir a carência de realizações no campo das artes cênicas na região, com apresentações e debates pós espetáculos, além de atividades formativas em espaços descentralizados na cidade”, explicou a professora de Artes do Sesc Ler São Lourenço da Mata, Rayssa Soares. O público-alvo das ações são estudantes, comerciários e os moradores da cidade e municípios vizinhos também.
Já na rede de educação, a Escola de Referência em Ensino Médio Conde Pereira Carneiro é a primeira a receber o projeto, no dia 11. Além dela, durante a semana, a iniciativa passará pelas Escolas João Barbalho (12), Herminio Moreira Dias (13), Senador José Ermínio de Morais (14) e o Centro Comunitário Vivendo e Aprendendo (15). Nelas, serão apresentadas, às 15h, respectivamente, em cada espaço as encenações: “AbraCasabranca”, “Seu Rei Mandou”, “Um Sonho de Circo”, “Brincando no Picadeiro” e “Luzia no Caminho das Águas”.
Geladeira Cultural – O Sesc traz para São Lourenço o projeto do Movimento Periferia e Cidadania. A ideia é estimular o hábito da leitura. A iniciativa será inaugurada no dia 14 de abril, onde será comemorado na unidade o lançamento da Revista Palavra, editada anualmente pelo Departamento Nacional, com destaque nessa publicação para o poeta Armando Freitas.
A ação inicia com a instalação de quatro geladeiras recheadas de livros e localizadas nos distritos de Matriz da Luz e Lajes, na zona rural; na Praça Carlos Wilson, no Centro do município; e na integração de Camaragibe. A ação, que conta com o apoio da Grande Recife, da Prefeitura de São Lourenço da Mata e da Faculdade Joaquim Nabuco, tem como proposta ser um espaço para interação cultural.
Na programação de inauguração, no dia 14, a Escola Jonas de Andrade, em Lajes, recebe o Grupo da Gente- Grudage apresentando “Carroça do Encantado”, às 9h. Em seguida, o grupo segue para Matriz da Luz, onde mostra o seu trabalho na Associação Nova Esperança de Moradores, às 15h. Já na Integração de Camaragibe terá contação de história, intervenções circenses e poesia com Silvana Menezes. Na Praça Carlos Wilson, às 18h, tem intervenções e em seguida poesia.