Até o próximo dia 3 de maio, estão abertas as inscrições para o Processo de Admissão de Estudantes para a Escola de Ensino Médio do Sesc (Esem), no Rio de Janeiro. A seleção é para 2017 e oferece 164 vagas para estudantes em todo o Brasil, sendo seis destinadas para Pernambuco. Os inscritos que forem aprovados ganham Bolsa de Estudo Integral para três anos consecutivos, cobrindo despejas de material didático, hospedagem e alimentação na escola-residência.
A pré-inscrição deve ser feita no site www.escolasesc.com.br, por meio do preenchimento de ficha de cadastro. O candidato receberá a informação em qual unidade ele deverá se dirigir para efetivar a inscrição, no período de 9 a 19 de maio.
É preciso apresentar os seguintes documentos: certidão de nascimento ou RG, a declaração escolar original que ateste que está cursando em 2016 o último ano do Ensino Fundamental, duas fotos 3×4. Além dos comprovantes de residência, renda familiar e de que tenha estudado dois terços do Ensino Fundamental em escola pública ou seja bolsista integral.
Podem participar da seleção alunos que estejam cursando ou tenham concluído o 9° ano do Ensino Fundamental e tenha nascido entre 1º de janeiro de 2001 e 31 de dezembro de 2013. As vagas são preferencialmente destinadas aos dependentes de comerciário, com renda familiar bruta igual ou inferior a três salários mínimos.
A avaliação é composta de quatro fases: prova objetiva, cumprimento dos critérios anunciados no edital, redação e entrevista. O exame será realizado no dia 3 de julho, das 9h às 13h. A prova objetiva conta com questões de Matemática, Português e Ciências Humanas. Já a Redação terá tema proposto. A relação dos aprovados nessa fase será divulgada no dia 31 de julho.
Esem – Inaugurada em fevereiro de 2008, a Esem arca com bolsas de estudos integrais, hospedagem, alimentação, urgências médicas escolares, material didático-pedagógico de uso coletivo e atividades extra-classe propostas pela escola. As aulas e atividades acadêmicas ocorrem em horário integral, de segunda a sábado, complementadas por atividades profissionalizantes, acadêmicas e de lazer, realizadas nos finais de semana. Durante os três anos do Ensino Médio, os estudantes ficam alojados na escola residência, saindo apenas durante os dois longos recessos (julho/agosto e dezembro/fevereiro), quando os alunos devem, obrigatoriamente, deixar as instalações da escola. Os seis concluintes da Esem 2015 do Estado realizaram o último Enem e todos obtiveram resultado positivo nas áreas que escolheram para o exame.