Até o dia 19 de maio (de terça a sexta) o Sesc Casa Amarela recebe a Mostra Mr. Faker – Orson Welles e a Autoria na Indústria do Cinema. O Público poderá acompanhar mais de dez filmes produzidos pelo famoso cineasta norte-americano, Orson Welles (1915-1985), entre as décadas de 40 e 70. As sessões são seguidas de debate e acontecem às 19h, no Cineclube Coliseu – Sesc Casa Amarela, que fica na Avenida Professor José dos Anjos, 1190, Recife – PE. A entrada é gratuita.
Orson Welles (1915-1985) – Considerado um artista versátil, conseguiu ser destaque no teatro, rádio e cinema. Ainda aos 20 anos, ele emplacou um de seus primeiros sucessos, com a narração da obra “A Guerra dos Mundos”, um clássico da ficção científica de H.G. Wells. No entanto, a obra que o levou ao estrelato foi “Cidadão Kane”, de 1941. Aos 25 anos, Orson Welles revolucionou as técnicas de filmagem com recursos até então inexploradas como profundidade de campo, ação entrecortada num mesmo ambiente, planos longos, movimentos de câmera e edição rápida. Welles se tornou referência de um grande número de admiradores a se tornar diretores de cinema.
Programação completa:
03/5, 19h
“Verdades e Mentiras”
Em documentário sobre falsificação, Orson Welles foca no notório falsificador de obras de arte Elmyr de Hory e no seu biógrafo, Cliord Irving, também acusado de escrever a fraudulenta autobiografia do famoso magnata Howard Hughes. Durante o enredo, Welles também fala de sua carreira, mencionando o famoso caso da falsa invasão marciana. Classificação 14 anos.
04/5, 19h
“Cidadão Kane” (Citizen Kane)
Um grupo de repórteres tenta decifrar a última palvra dita pelo magnata do jornalismo Charles Foster Kane. Diversas notícias sobre a vida de Kane começam a ser publicadas, desde a sua infância pobre até a construção de seu império. Classificação 14 anos.
05/5, 19h
“Grilhões do passado”
O contrabandista Guy Van Stratten deixa uma prisão italiana se lembrando das palavras de um moribundo sobre a riqueza e o mistério de Gregory Arkadin. Guy se aproxima da amada filha de Arkadin a fim de investigar a vida do homem misterioso. Incomodado com a presença do contrabandista, Arkadin declara ter amnésia sobre o que se passou com ele antes de 1927, levando Guy a investigar seu desconhecido passado. Classificação 14 anos.
06/5, 19h
“Falstaff — o toque da meia-noite”
O decadente Sir John Falstaff tem uma vida desregrada junto com seu amigo, o herdeiro do trono da Inglaterra, príncipe Hal (futuro rei Henrique V). A amizade entre os dois é desaprovada pelo rei Henrique IV, que está próximo de seu leito de morte. O filme é inspirado na compilação de trechos da obra de Shakespeare, Henrique IV. Classificação 14 anos.
10/5, 19h
“Macbeth”
Macbeth é um nobre e ambicioso escocês. Três bruxas profetizam sua ascensão a duque e, em seguida, rei da Escócia. Quando se torna duque, crê na profecia e arma o assassinato do rei. Logo, torna-se cego pelo poder, o que o leva ao declínio. Classificação 14 anos.
11/5, 19h
“O Estranho (The Stranger)”
Um investigador de crimes de guerra viaja aos Estados Unidos para encontrar um agente nazista, que está usando uma identidade falsa. Ele passa a desconfiar do professor universitário da cidade onde continua a investigação, o qual está noivo da filha de um juiz da Suprema Corte. Classificação 14 anos.
12/5, 19h
“A marca da maldade”
O policial do departamento de narcóticos do México, Ramon Miguel Vargas, interrompe abruptamente sua luade-mel, em uma cidade na fronteira do México com os Estados Unidos, quando um empreiteiro norte-americano é assassinado com uma bomba implantada em seu carro. Vargas necessita investigar a fundo o caso, trabalhando com o corrupto capitão da polícia norte-americana Hank Quinlan. Classificação 14 anos.
13/5, 19h
“A dama de Shanghai”
Michael O´Hara é um marinheiro que ajuda a bela senhora Bannister em uma tentativa de assalto no parque. No dia seguinte, O´Hara é convidado por ela e seu marido para tripular uma viagem de iate. Ao aceitar o convite, O´Hara acaba se envolvendo em uma trama de intrigas e assassinato. Classificação 14 anos.
17/5, 19h
“Soberba”
Indianápolis, final do século XIX. A família Amberson se revela relutante em acompanhar as transformações que a rodeiam. Uma mulher desperdiça sua vida ao deixar de se casar com sua grande paixão por dois motivos: o primeiro foi em razão de uma serenata na qual houve um pequeno acidente, que fez com que ela se sentisse ridícula e acabasse se casando com um homem que não amava. O segundo foi a interferência do único filho na vida da mãe. Quando este homem, agora viúvo assim como ela, tenta se reaproximar, o filho por pura estupidez bate a porta na sua cara. Classificação 14 anos.
18/5, 19h
“O Processo”
O longa-metragem é baseado no romance de mesmo nome, do escritor Franz Kafka. O roteiro mostra a vida de Joseph K., interpretado pelo ator Anthony Perkins, que é um homem reservado e vive na pensão da senhora Grubach, papel da atriz Madeleine Robinson. Um dia ele é acordado por um inspetor de polícia (Arnoldo Foà), que lhe informa que está preso, mas não o leva sob custódia. Drama. Classificação 12 anos.
19/5, 19h
“Dom Quixote”
Welles mergulha na obra de Cervantes através das personagens de Dom Quixote e Sancho Pança que viajam pela Espanha de 1960, mostrando a sua gente e os seus costumes, destacando as corridas de touros que tanto apaixonavam. As excepcionais interpretações de Reiguera e Tamiroff, tal como a aparição de Welles em algumas cenas, fazem com que este filme seja imprescindível. Drama. 116 mim. EUA. 1992. Cor. Classificação 12 anos.