Projeto movimentou Município de Camaragibe com serviços gratuitos à população
Uma feira repleta de serviços de saúde e cidadania, oferecidos gratuitamente à população, foi montada no Parque de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, na última sexta-feira (6). O projeto Colmeia – Feira de Saúde e Cidadania, promovido pelo Sesc Pernambuco, em parceria com a Prefeitura de Camaragibe, beneficiou cerca de 5 mil moradores da cidade.
Das 8h às 15h, a população teve acesso a serviços de saúde, como: aferição de pressão arterial, testes rápidos de colesterol, HIV, sífilis, glicemia, e hepatite C, além de atendimento com clínico geral, avaliação nutricional e física, corte de cabelo. Orientações sobre o câncer de mama e colo do útero, doenças sexualmente transmissíveis e distribuição de preservativos, entre outros serviços de orientação em saúde.
Muitas mães trouxeram seus filhos para a vacinação contra a gripe H1N1, Lady Bárbara foi uma das mães que aproveitou o dia no Colmeia e elogiou o projeto. “Vim vacinar minha filha, Lara Valentina (3 anos). Nem todo mundo tem condições de fazer avaliação médica e aqui as pessoas podem fazer o serviço gratuito”, destacou. Moradora do Bairro Novo, em Camaragibe, Ceça Santos aproveitou o dia para cuidar da saúde. “Eu tirei o cartão do SUS, para o meu filho, me vacinei contra a gripe e fiz avaliação nutricional. A feira é uma ação muito boa e importante para a cidade”, disse.
Teve quem aproveitou o Colmeia para cuidar da beleza e receber orientações de saúde.“Vim faze limpeza
de pele e fiquei sabendo sobre questões do câncer de pele e da importância de usar protetor solar”, disse Iolanda Maria. Já na área de cidadania, a população pôde emitir alguns documentos, receber informações sobre o programa Bolsa Família e participar de atendimentos de instituições como a Celpe, Compesa e Detran e receber orientações jurídicas.
A gerente do Sesc Ler São Lourenço da Mata, Carla Brito, falou da importância do Colmeia para o Município de Camaragibe. “Atender a comunidade, que é carente e infelizmente não tem esses serviços diariamente. A gente consegue fazer esse projeto trazendo a ajuda de vários parceiros como o Altino Ventura, Tavares Buril, Detran, Compesa, Celpe, Banco de Alimentos e uma equipe de esportes do Sesc, para fazer avaliação nutricional e física”, finalizou.
O Projeto – O Colmeia acontece desde 1998, atendendo à comunidade com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e resgatar a cidadania da população, unindo ações educativas e preventivas, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. É movimentando pelo Sesc em parceria com instituições governamentais, não governamentais e empresas privadas acontece atualmente nas cidades de Caruaru, Camaragibe, Garanhuns, Arcoverde, Recife e Petrolina e conta com cerca de 50 serviços de saúde e cidadania, todos gratuitos. Ano passado, o Colmeia Caruaru realizou aproximadamente 14 mil atendimentos.
Confira a galeria e imagens: