Nos dias 20 e 21 de maio, a Fábrica de Criação Popular do Sesc Triunfo realiza o projeto PE na Poesia, que traz nesta edição a poetisa Cida Pedrosa. Natural da cidade de Bodocó, no Sertão do Araripe, Cida participa de palestra sobre o “erotismo/ sagrado e a construção da identidade feminina”, além de realizar o lançamento do seu 7º livro, denominado “Claranã”.
Na sexta-feira (20), às 19h, na Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST), Cida Pedrosa participa de palestra sobre o “erotismo/ sagrado e a construção da identidade feminina”, tema presente em uma de suas obras – “As filhas de Lilith”. Já no sábado (21), às 17h, a poetisa lança o livro “Claranã”, na Fabrica de Criação Popular, em Triunfo.
Claranã: Inspirada no nome de uma pedra encontrada na sua cidade natal, Bodocó, no Sertão do Araripe, a obra reúne 40 poemas com métrica e rima e que percorre a literatura de cordel e os gêneros tradicionais da cantoria. Os poemas falam sobre a morte, a solidão, o nada, a fome da carne e da alma, amores, erotismo, a arte, o ofício de escrever, a fé e os personagens de Deus e do diabo que tanto são falados na cultura popular.
Cida Pedrosa: Natural de Bodocó, atualmente Cida Pedrosa mora no Recife, onde se formou em Direito, e atua como Secretária do Meio Ambiente do Recife. Uma das vozes mais expressivas em atividade na poesia brasileira. Seus poemas têm a propriedade de combinar duas linhas de força aparentemente opostas: uma vertente social e outra de natureza mais íntima, embora não confessional. A primeira linha, caracteriza um trabalho que mantém os olhos bem abertos para o que se passa ao redor, notadamente a realidade das gentes e coisas de Pernambuco.