Com o objetivo de incentivar o hábito da leitura entre o público de todas as idades, principalmente entre as crianças, a VI Jornada Literária Portal do Sertão encerra a sua programação em Belo Jardim e em São Caetano neste sábado (28).
Em Belo Jardim, hoje (27), a agenda de atividades do dia conta com oficina de ilustração e africanidades na literatura infanto-juvenil, apresentação do espetáculo “Duvideodó” e a palestra “Cartas a um jovem leitor”, uma conversa com André Monteiro, David Biriguy, Francisco Pedrosa e Gleison Nascimento, com mediação de Mariane Bigio, no Sesc. Além disso, os moradores poderão assistir à intervenção “Fragmentos”, do Grupo Ellos de Dança, na Praça Jorge Aleixo, às 19h30.
Já no sábado (28), último dia da Jornada, às 15h, será movimentado um encontro que vai abordar “A palavra é um brinquedo multicor, diverso e plural”. É uma roda de conversa com André Monteiro, Fabiana Venceslau, Francisco Pedrosa, Lenice Gomes, Maria do Socorro e Valdenice Alencar. Durante a tarde, às 16h, a Cia. Faz de Conta, de Garanhuns, apresenta no Cine Teatro Cultural “Lenice ao pé do ouvido”.
O encerramento da Jornada acontece às 20h com a participação do gerente de Cultura do Sesc Pernambuco, José Manoel Sobrinho, e a homenageada dessa edição do evento, a escritora Lenice Gomes.
A programação do sábado (28) também acontece em São Caetano, das 9h às 10h, na Praça Josué Gomes. Às 9h tem Brincadeiras Tagarelas com a Rádio Matraquinha; O universo infantil na poesia matuta com Chico Pedrosa, às 10h, uma Récita com André Monteiro, David Birigui, Francisco Pedrosa e Gleison Nascimento, às 10h30; e a apresentação do espetáculo Duvideodó, 11h.
Jornada – O projeto bienal reúne diversos grupos artísticos e um número expressivo de pernambucanos participam da Jornada, que soma mais de 100 convidados, entre escritores, críticos, pesquisadores e artistas em uma programação gratuita. O evento é agente de democratização do acesso à arte da literatura no interior do Estado, aproximando o público da produção literária e consolidando-se no cenário pernambucano como espaço de difusão, de construção de públicos leitores, troca de ideias e formação de escritores.
Lenice Gomes – A escritora possui mais de 40 publicações e uma Menção Honrosa do Prêmio Jabuti 2003, pelo livro Brincando de Adivinhas. É contadora de histórias, pesquisadora de cultura popular e ministra cursos, oficinas e palestras sobre a temática.