Completando 18 anos em 2016, o projeto Sesc Dramaturgias, que potencializa leituras e oficinas estimulando a produção artística nacional e regional, realiza suas atividades de julho a outubro, passando pelas cidades de Recife, Arcoverde, Caruaru, Petrolina e Araripina com programação gratuita e aberta ao público.
O primeiro município a receber a ação é Arcoverde na próxima segunda-feira (4) com a realização da oficina de “Escrita Dramatúrgica”, integrando os trabalhos desenvolvidos pelo Laboratório de Autoria Literária e pela Jornada Literária Portal do Sertão. Até o dia 8 de julho, o pernambucano Alexsandro Souto Maior ministrará a oficina. Ele, que é fundador do Grupo Engenho de Teatro, exerce atualmente, as funções de professor de literatura, ator, diretor de teatro e curador do evento literário Leituras Cruzadas.
Já de 8 a 12 de agosto, é a vez de Caruaru. Na capital do Agreste o projeto é voltado para “Dramaturgia do Ator”, integrando a Mostra de Artes Cênicas Rui Limeira Rosal. A oficina vai ser comandada pela atriz, diretora e professora de teatro, Thais D’Abronzo, do Paraná. No mesmo mês, entre os dias 24 e 28, Araripina recebe a ação focada na “Dramaturgia da Dança”, relacionada a Mostra Duo de Dança. Quem será a responsável pelo trabalho na cidade é Silvia Góes, do Coletivo Lugar Comum, do Recife, especialista em Dança pela Faculdade Angel Vianna/Compassos (2011) e bacharel em Comunicação Social pela Universidade Católica de Pernambuco. Em setembro, de 1 a 4, a mesma oficina será levada para Petrolina.
No Recife, o Laboratório de Autoria Literária Ascenso Ferreira, do Sesc Santa Rita, movimenta a “Escrita Dramatúrgica”, de 24 a 28 de outubro. Na unidade, quem desenvolve a oficina é Alexsandro Souto Maior, do Grupo Engenho de Teatro.
Projeto – Desde 2015, o Sesc Dramaturgias vem ampliando o seu conceito e potencializado leituras e práticas com oficinas de Leituras Dramatizadas, Escrita Dramatúrgica, Dramaturgia do Ator e da Dança. A iniciativa é uma opção de formação cultural associada a produção cênica contemporânea. O objetivo é fomentar a criação de possibilidades dramatúrgicas do corpo na dança e no teatro, destacando o seu potencial para debates e reflexões.