O projeto BiblioSesc, uma biblioteca volante e itinerante, que leva livros, revistas e gibis para locais onde o acesso à leitura é difícil ou quase zero, circula pela Zona da Mata do Estado neste mês de julho.
O projeto veio atender a necessidade de ampliar os serviços das bibliotecas fixas do Sesc, aumentando assim a capacidade de atendimento, oferecendo gratuitamente, serviços como: consulta local ao acervo, empréstimo domiciliar, leitura de jornais, revistas e gibis. O Sesc Pernambuco conta atualmente com duas unidades móveis do BiblioSesc, que percorrem as cidades levando livros quinzenalmente.
A população precisa fazer a carteirinha de usuário, para pegar os exemplares emprestados, ler em casa e depois devolvê-los (após 15 dias), ou simplesmente ler o livro no local. Para a cidade ser contemplada pelo projeto, é necessário que seja firmada uma parceria entre a Prefeitura e o Sesc, permitindo que a unidade móvel possa ocupar a rua.
BiblioSesc: Tem o objetivo de promover a inclusão social e a ação visa incentivar a leitura entre o público de todas as idades. Para isso, são disponibilizadas entre os títulos, literatura brasileira e estrangeira traduzida, além de acervo variado com livros que abordam desde temáticas infantis, para crianças com idade a partir dos três anos, até temas como culinária e primeiros socorros. Ao todo, o acervo conta com cerca de 5000 exemplares por unidade do BiblioSesc, e realiza cerca de 15mil atendimentos (baseado no atendimento de 2014).
Cronograma: Confira as datas e locais onde o projeto passará, no mês de julho: São Lourenço (1º, 12, 15, 28 e 29), Socorro (2), Itaquitinga (4 e 18), Tramontina (4 e 18), Igarassu (5, 14, 19 e 28), Itambé (5 e 19), Ferreiros (6 e 20), Estaleiro (6, 13, 20 e 27), Itamaracá (7 e 21), Ponta de Pedras (7 e 21), Cohab (8 e 22), Condado (8 e 22), João Uchoa (12 e 26), Ibiranga (13 e 27) e Tejucupapo (14 e 26).