O Palco Giratório, o maior projeto de artes cênicas em circulação pelo país, com curadoria do Serviço Social do Comércio (Sesc), aporta em Pernambuco trazendo ao estado 28 apresentações, entre espetáculos teatrais e de dança, 14 Pensamentos Giratórios e quatro oficinas. Até outubro, passam por aqui grupos de Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Rio Grande do Norte e Mato Grosso.
No mês de julho, a primeira ação do Projeto acontece em Recife. Na terça-feira (19), às 20h, o espetáculo de circo do Barracão Teatro (SP) sobe ao palco do Teatro Marco Camarotti (Sesc Santo Amaro) com “WWW Para Freedom”. A peça é uma antítese à maquiavélica justificativa de que os fins legitimam a utilização dos meios, sejam eles quais forem. A proposta de encenação se baseia na visão do palhaço enquanto viajante das emoções.
Na quarta-feira (20), às 19h30, é a vez do Pensamento Giratório. A atividade formativa é realizada no Sesc Santo Amaro, com entrada gratuita e aberta ao público para reflexão e discussão sobre o trabalho e pesquisa dos grupos itinerantes.
O ingresso da peça custa R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Durante o mês, a montagem circula pelas cidades de Surubim (21), Caruaru (23), Belo Jardim (24) e Garanhuns (26), Arcoverde (28) e Triunfo (30). O Pensamento Giratório acontece nas cidades de Caruaru (22), Belo Jardim (25), Garanhuns (27) e Arcoverde (29).
O projeto – O palco passará este ano por 145 cidades brasileiras. Ao todo, serão realizadas 728 apresentações artísticas e 1.325 horas de oficinas teatrais. Consolidado do cenário cultural brasileiro, o projeto contribui para uma política de descentralização e difusão das produções cênicas no país. Em 19 anos de existência, foram 7.696 apresentações com 253 grupos de teatro, circo e dança — em instalações do Sesc, praças e outros espaços urbanos.