O espetáculo caruaruense, “A Visita”, do Grupo de Teatro Arte Em Cena, que tem como produtor e ator, o supervisor de cultura do Sesc Caruaru, Severino Florêncio, foi convidado a participar do projeto Fafe Cidades Das Artes – espaço referencial para residências artísticas e criações experimentais, em Portugal.
A pequena cidade de Fafe, fica situada no Distrito de Braga, região norte de Portugal. Possui uma área de 219,08 km² e uma população com cerca de 50 633 habitantes. De 6 a 22 de julho, Fafe se transforma em uma verdadeira oficina de talentos teatrais, onde especialistas, profissionais e amadores da arte e da cultura local se encontram promovendo trocas de experiências. O projeto de desenvolvimento comunitário, integra oficinas de formação teatral para todos os públicos, residências artísticas em regime de intercâmbio, espetáculos no Teatro-Cinema de Fafe e nas freguesias do município.
O convite para participar do Projeto, veio no início deste ano, no mês de fevereiro. A carta convite foi escrita pelo premiado diretor teatral, dramaturgo, cenógrafo e figurinista espanhol, Moncho Rodriguez. “Moncho Rodriguez desenvolve um importante projeto de Residência Artística e Intercâmbio com apresentações internacionais na Plataforma Fafe Cidade Das Artes, em Portugal. O mesmo é autor do texto da peça “A Visita” e assistiu ao espetáculo aqui em Recife, quando apresentamos no Janeiro De Grandes Espetáculos 2016, no Teatro Capiba, no Sesc Casa Amarela e imediatamente confirmou o convite”, contou Severino Florêncio.
Segundo Severino Florêncio, o convite representa uma grande oportunidade para o Grupo de Teatro Arte Em Cena, que completa 29 anos de criação, mostrar seu trabalho fora do Brasil. “É de grande importância para a divulgação e valorização do teatro de resistência feito no interior do Estado de Pernambuco, onde enfrentamos muitas dificuldades para produzir e circular com os espetáculos e também por estamos representando nossa cidade e o Nordeste brasileiro. É uma oportunidade muito sonhada e que divido com o Sesc este momento de reconhecimento do nosso fazer teatral”, disse.
Espetáculo “A Visita”
Com texto de Moncho Rodriguez e dirigida por Nildo Garbo, “A Visita”, retrata temas como a solidão, sexualidade, amizade e afeto. “Trata-se de um espetáculo poético. Fala sobre a vida numa ordem cronológica da existência humana. E principalmente sobre a solidão, o presente, o passado e junto a tudo isso, sobre a desertificação do lugar. Sobre o deserto de gente e de bicho. Onde as pessoas passam a viver e conviver com a solidão da alma e do lugar. O público se identifica pelas lembranças e memorias de suas próprias vidas junto aos parentes e amigos”, explica o produtor e ator, Severino Florêncio.
Sinopse: Ao visitar o local que fez parte de sua infância, Antônio depara-se com um deserto de gente e de bicho. Homens que são meio gente, meio barro – como as casas – e meio bicho. Na mais absoluta solidão, busca na memória recriar fatos de seu passado. Através de relatos sobre a família, a política e sentimentos seus, tocando ainda em temas como sexualidade, amizade e afetos, ele tenta encher de vida o vazio do lugar e do seu coração. A peça celebra os quase trinta anos de atuação deste coletivo no município de Caruaru.
Ficha técnica:
Texto: Moncho Rodriguez
Direção, figurino, adereços e maquiagem: Nildo Garbo
Iluminação: Edu de Oliveira
Execução de adereços: Naldo Fernandes
Execução de figurino: Iva Araújo
Cenotécnico: Arnaldo Honorato
Produção e atuação: Severino Florêncio
Para saber mais sobre o trabalho que o Grupo de Teatro Arte Em Cena desenvolve, acesse o site – http://gtarteemcena.blogspot.com.br/p/o-arte-em-cena.html