O Sesc marca presença no Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) deste ano, realizado de 21 a 30 de julho, com exposições, debates, espetáculos, performances, além de apresentações culturais da cena pernambucana que acontecem paralelamente ao festival. As atividades são gratuitas e para o público de todas as idades. Ao todo, são cerca de 20 ações divididas em vários pólos.
“Há 10 anos o Sesc Garanhuns integra uma programação cultural à programação do Festival Inverno. Cortejos de tradição, intervenções, apresentações de dança, teatro e música completam as atividades oficial do evento” explicou o instrutor de atividades artísticas da unidade, Josimar Araújo.
No dia 21, a Galeria de Artes Ronaldo White, localizada dentro do Sesc Garanhuns, recebe a exposição “Imaginação à Deriva”. A mostra apresenta as obras do artista plástico Daniel Santiago. O vernissage acontece às 17h. Durante o Festival, a visitação poderá ser realizada todos os dias, das 9h às 21h.
Na Praça Souto Filho, no bairro de Heliópolis, conhecido como pólo da Praça da Palavra recebe, no próximo dia 23, debate com o escritor e jornalista Raimundo Carrero com mediação de Mário Rodrigues. Até o dia 29, o local recebe diversas ações. Entre elas: contação de histórias com o Grupo Encantadores, lançamentos de livros seguido de debates e récitas, além de atividades lúdicas para o público infantil com a Companhia Faz de Conta e o Coletivo Tear.
Livros – O primeiro lançamento acontece no dia 26. O escritor do município Matheus Rocha apresenta “Inteligência das Coisas Cegas”, que traz 13 contos. Já no dia 28, é a vez do autor Wagner Marques com a publicação “Isso que Escorre”, na Praça da Palavra, com sessão de autógrafos e debate. O título tem 15 contos, das várias formas da tragédia humana, e ganhou “Menção Honrosa” no III Prêmio Pernambuco de Literatura (2015), realizado pelo Governo de Pernambuco. Na lista também está “Claranã” (30). Escrito por Cida Pedrosa, são 40 poemas com métrica e rima da literatura de Cordel e dos gêneros tradicionais da cantoria.
Peça – O Teatro Luiz Souto Dourado recebe no dia 23 o espetáculo “Nações Africanas”, do Balé de Cultura Negra, do Recife. No palco, a grande variedade do continente africano, onde seis nações mostram sua identidade própria e herança cultural. Na agenda, o público também pode conferir no dia 26 a comédia “WWW para Freedom”, do grupo Barracão Teatro, de São Paulo, que aborda através do jogo do palhaço, a história de soldados que são mandados para libertar um povo da ditadura.
O Teatro de Rua também tem vez. No Espaço Colunata, no dia 28, tem a apresentação de “Re-te-tei”, da Tropa do Balacobaco, de Arcoverde, que traz uma brincadeira de mamulengo técnica originaria do Estado cantada e tocada pelo Samba de Coco. No dia seguinte (29), tem “Espelho da Lua”, apresentado pelo mesmo grupo.
Cultura Popular – Nesse palco, tem Samba de Coco de Santa Luzia (23). O Maracatu Estrela Nascente (25) faz cortejo pelas principais ruas da cidade, com saída do Sesc. E, no dia 26, outro cortejo também ganha a cidade com participação das quadrilhas juninas.
Confira a programação completa aqui.