No segundo dia do V Congresso Internacional Sesc Arte-Educação (26), um dos temas debatidos em palestras foi a influência da mídia na construção da subjetividade do corpo feminino. A professora da Educação de Jovens e Adultos do Sesc Piedade, Maria Carolina Leite de Lima, por exemplo, apresentou um questionário sobre o assunto, que foi aplicado para suas alunas em sala de aula.
Maria Carolina utilizou imagens publicitárias que, implicitamente, comercializam o corpo da mulher. Como resultado, ela obteve um número alto de alunas que acreditam que seus corpos têm sido estereótipos midiáticos e uma quantidade pequena das que não acreditam ou não tinham opiniões formadas a respeito do assunto.
Ainda na temática, as alunas admitiram sentir mais cobrança da mídia do que dos próprios familiares a respeito do corpo perfeito, cabelo liso e até mesmo sobre o padrão de beleza imposto. “Esse programa pretende ter desdobramentos, pretendemos estender a pesquisa para sabermos também a opinião masculina sobre o assunto” garantiu Maria Carolina.