Nesta segunda (25), após a abertura do V Congresso Internacional Sesc de Arte-Educação, paralelamente com outras palestras, a sala Rosa Vasconcelos mediou três apresentações seguidas de debate. Entre elas, representando a unidade do Sesc Sorocaba (SP), Andreia Maria Ferreira, instrutora de atividades infatojuvenis, apresentou o Programa Curumim do Sesc São Paulo e relatou experiências significativas da metodologia de ensino do programa.
O Curumim é um programa de educação não formal, que visa à construção e a vivência de ações lúdicas e integradas, voltadas para a produção do desenvolvimento integral. Ele passa a dar mais voz às crianças, escutando ideias e deixando-as participar do planejamento das aulas. “É a terceira vez que participo do congresso. A troca de experiências e de ideias com outros profissionais da educação é fundamental para repensar meu trabalho no Curumim. Nossa prática proporciona e instiga esse repensar da educação formal para além de um currículo fechado e de padrões estabelecidos há tanto tempo” declarou Andreia.
A educação tem passado por uma transformação, as crianças, que antes só consumiam conteúdo, hoje podem criar e protagonizar o ensino recebido. O projeto Âncora, vivenciado pelos participantes do programa O Curumim, é o idealizador da Escola da Ponte de Portugal, tornando-se uma escola de educação básica, mas com uma proposta diferente das escolas tradicionais.