A cidade de Sirinhaém, Zona da Mata de Pernambuco, receberá na próxima semana uma das unidades móveis do OdontoSesc, projeto que leva saúde bucal e cidadania para comunidades em todo o Estado. A inauguração acontece dia 1º de agosto, às 11h, ao lado do Hospital e Maternidade Olímpio Machado Gouveia Lins, no Centro.
O consultório itinerante vai oferecer serviços educativos de prevenção e curativos, como restaurações, tratamentos de canal, entre outros, pelos próximos três meses. Todos os procedimentos do OdontoSesc são gratuitos e realizados em parceria. O atendimento ao público inicia-se a partir do dia 3 de agosto. Mais informações sobre agendamento com a Secretaria Municipal de Saúde.
Além dos procedimentos odontológicos, o projeto também se preocupa com a educação da população. Antes da inauguração da unidade, professores da rede pública, agentes de saúde, ONGs, grupos de gestantes e terceira idade, escolas, orfanatos e outras instituições estão recebendo capacitação em promoção da saúde bucal. São orientações sobre alimentação saudável, prevenção de doenças, além de oficinas, palestras e feiras de saúde. Desde quando surgiu, em 2001, o OdontoSesc já atendeu mais de 100 mil pessoas e passou por 48 municípios.
“O mais importante, além de promover atendimento gratuito para a população, é fazer com que ela tenha acesso à informação e seja autônoma nos cuidados com a saúde da boca. A maior importância do projeto é a inclusão social. É fazer com que aquelas pessoas que se sentem incomodadas por causa de algum problema dentário recuperem a autoestima, não tenham vergonha de sorrir”, explica Wladmir Lucena, chefe do departamento odontológico do Sesc em Pernambuco.