A Galeria de Arte Corbiniano Lins, do Sesc Santo Amaro, recebe a exposição “Corpo du Som”, do pernambucano Rodrigo Veras. A obra ficará em cartaz durante todo o mês de agosto e setembro, de segunda a sexta, das 9h às 17h. A mostra faz parte da programação do projeto Sonora Brasil, que aporta no Recife e em Caruaru, de 4 a 7 de agosto e traz como tema as Violas Brasileiras. A visitação é gratuita e escolas podem agendar visitas pelo telefone: (81) 3216-1719.
A exposição aborda a construção artesanal de instrumentos musicais de cordas dedilhadas, baseada na tradicional técnica espanhola. Através de diversas plataformas, busca-se uma aproximação entre o público (músicos, estudantes de música, artesãos e interessados) e a Luteria, arte ancestral que traz conhecimentos que interligam áreas tão diversas como acústica, marcenaria, acabamento fino, botânica e música. Estarão expostas fotos, peças prontas (violas), ferramentas e bancadas.
Sobre o autor l Começou a estudar violão, desde os 11 anos de idade, na Escola de Música Santa Terezinha, em Viçosa/MG. Em 2007, se voltou aos estudos de Viola de 10 cordas com o Mestre Adelmo Arcoverde no Conservatório Pernambucano de Música, em Recife/PE. Com composições ligadas às temáticas do imaginário, da espiritualidade e simbologia que a viola possibilita na composição e performance com o instrumento na linguagem instrumental. Estudou Luteria (arte de confeccionar artesanalmente instrumentos musicais) com ênfase na pesquisa da confecção da Viola de 10 cordas e instrumentos musicais de cordas dedilhadas. A partir de 2010 passou a construir instrumentos musicais sob encomenda para músicos. Atualmente faz construção de instrumentos musicais de cordas dedilhadas e oferece cursos individuais e coletivos de Luteria.