O Sesc Petrolina, por meio do projeto Sesc Ciência, e em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), abre nesta terça-feira (16), seguindo até o dia 16 de setembro, a exposição científica “Luz – do fogo ao átomo”, que faz um passeio pela história e a importância da luz, desenvolvendo mostras lúdicas com experimentos científicos. A mostra é gratuita, livre para todos os públicos e acontece no Campus Petrolina da UNIVASF.
A palestra de abertura será com o professor Militão Figueredo, às 14h, na Biblioteca da universidade. Militão tem doutorado pelo Instituto de Física da USP e na Univasf, em Petrolina, trabalha na área de Física Aplicada e Astronomia. O professor vai abordar o conhecimento que o homem tem sobre o Espaço e também deve fazer uma perspectiva para o futuro da Ciência.
Na “Luz – do fogo ao átomo”, vão ser expostos objetos como o banco óptico (que apresenta fenômenos de refração e reflexão total da luz e dispersão), zootropo (que alterna as imagens na velocidade que causa sensação de movimento) e anamorfose (que deforma imagens vistas em certos ângulos nos espelhos). Segundo a coordenação do evento, a temática alcança todas as áreas do conhecimento.
A mostra ainda terá seminários e oficinas práticas para os visitantes e alunos de escolas públicas e privadas, das 8h às 17h. A iniciativa faz parte do projeto itinerante Sesc Ciência, que percorre vários estados do Brasil e visa a democratização do conhecimento.
A unidade do Sesc Petrolina pretende atender duas escolas com quatro turmas por dia até o dia 16 de setembro, quando a mostra segue para Aracaju, em Sergipe. As unidades de ensino podem agendar a visita através dos telefones: (87) 3866-7463 / 3866-7460. Para as pessoas que forem em menor número, não é necessário agendamento.