Na tarde da última sexta-feira (26), a partir das 15h, o Sesc Santa Rita promoveu o evento “Conversa de gente grande”, que foi marcado por um diálogo com dois jovens escritores: Samilly Rodrigues e Ricardo Rodrigues e mediado por Fernanda Melo. Os dois puderam falar sobre suas trajetórias até encontrarem na escrita uma forma de passar o tempo, adquirir experiências, monitorar os sentimentos e até mesmo se divertir. Ambos têm 15 anos e já possuem muita cultura na bagagem.
Samilly estuda no Erem Trajano de Mendonça e contou com os professores para tornar seu sonho de publicar um livro realidade. Inspirada na história de relacionamento de uma amiga, Milly escreveu “Olhando para o céu” que será lançado semana que vem na 24ª edição da Bienal do Livro de São Paulo. Além dessa obra, a escritora mirim escreve poesias e já ficou conhecida no colégio, virando referencia para novos amantes da literatura. “Particularmente, escrevi o romance Olhando Para o Céu por causa da minha amiga, mas também adoro mistério, fantasia e, atualmente, estou escrevendo ficção científica”, relatou ela.
Já Ricardo, morador de Tupanatinga, iniciou sua vida literária através de um projeto do Sesc Ler Buíque, localizado na cidade vizinha a sua. Ele optou pela literatura de cordel como seu carro chefe, mas garantiu que poemas românticos também são seu forte, inclusive, fez questão de recitar um que fez para uma “crush” (paquera). Filho de agricultores, Ricardo encontrou nas palavras uma forma de dar alegria aos pais e tomar gosto pelo estudo, pretendendo até se formar em medicina. “A arte é um espelho que não reflete a vida como ela é, mas como ela deveria ser” encerrou o menino.
Samilly e Ricardo usam as redes sociais para divulgarem seus trabalhos. Samilly pode ser contatada através da página de seu livro “Olhando para o Céu” e Ricardo pelo facebook que carrega seu nome e o canal no youtube “AstroVlog”.
O encontro aconteceu dentro da programação do Laboratório de Autoria Literária Ascenso Ferreira, do Sesc Santa Rita, que tem oficinas, cursos e conversas durante todo o ano.