Os inscritos para o 8º Salão Universitário de Arte Contemporânea – Unico já podem conferir os trabalhos selecionados para a mostra, que acontece no dia 20 de outubro e só termina ano que vem, em fevereiro. Estudantes universitários ou coletivos de estudantes de quaisquer instituições de Ensino Superior do de Pernambuco puderam inscrever-se em duas categorias (exposição e pesquisa em criação).
Esta edição “Identidades: Territórios Fluidos” tem como principal objetivo estimular o pensamento acerca da criação artística, aprofundando os conceitos sobre o papel do artista na sociedade e as questões da legitimação artística. A categoria “Exposição” contará com ações do Plugando ideias – etapa formativa do 8º Unico abrangendo áreas como produção e montagem de exposição, proposições de intervenções artísticas em espaços urbanos, o Artista Mediador, debates e palestras. Já a categoria “Pesquisa em criação” contará com 3 etapas em que o artista selecionado apresentará o seu processo de pesquisa durante o seu desenvolvimento.
O 8º Unico propõe um foco nas ações formativas de pesquisa a serem desenvolvidas em diversas áreas da produção cultural. Criado em 2008, o Salão Universitário de Arte Contemporânea – Unico vem ampliando e fortalecendo sua atuação em oportunizar espaço para difusão e reflexão sobre a produção artística universitária estadual, através de ações que objetivam seu desenvolvimento artístico e profissional.
Neste dia 13 de setembro de 2016 a comissão de seleção deliberou pela aprovação dos seguintes projetos, nas respectivas categorias:
Exposição:
Abraão Fernandes da Silva – 1ndividuos
Amanda Priscila Santos de Souza – Opanijé – Experimento sonoro-visual-ancestral-performático
Bárbara Pereira Collier – Armadura
Cecília Gallindo Cornélio – Válida por 12 meses
Lucas de Aquino Marques Silva – Nós
Mariana dos Santos Melo – Espeleologia
Mitsy Tamara Cruz de Queiroz – s/ título
Otávio Tonelotto – Cinética
Xadai Rudá Chavarria Brochardt – Identifincação
Ziel dos Santos Mendes – Inventário Curumim
Pesquisa em Criação:
Felipe José Mendonça Ferreira – 4th Dimension: uma investigação imaginal da realidade mediada
Matheus Gonçalves Beltrão Nunes – Recife, cidade aberta
Morgana Caroline Lima Araújo Santos – Re (há) ver o vale
Todos os projetos atendem às exigências do edital e os conteúdos abordados possuem uma força poética em torno do conceito de identidade, contribuindo para a ampliação das discussões recentes acerca das ideias de identidades fluidas, fragmentadas, geográficas, efémeras, culturais que se apresentam no âmbito da vida contemporânea. Nota-se em todos os projetos a diversidade de linguagens, materiais e processos criativos, bem como a avaliação pela sua exequibilidade e adequação ao espaço expositivo.