Debates, minicursos e oficinas, com a temática da alimentação e tecnologia, integram a programação da 13° edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016, que acontece na cidade de Petrolina, no Sertão pernambucano, em outubro. Entre os dias 18 e 21 do mês, a iniciativa irá promover 12 atividades abertas à comunidade. Este ano, o trabalho tem foco “Ciência alimentando o Brasil”.
Para participar, os interessados podem se inscrever gratuitamente por meio do sitewww.bit.ly/SNCTSESC2016. O evento é realizado pelo Sesc Petrolina em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. A abertura da Semana Nacional acontece às 14h com a palestra “Agroindústria da Uva do Vale do São Francisco”, ministrada por Marcos Lima, do Instituto Federal do Sertão Pernambucano.
Na programação, os participantes vão assistir à duas palestras por dia: “Novas tecnologias aplicadas ao setor do comércio” e “Banco de Alimentos no combate à fome e ao desperdício” (19); e “A influência da alimentação na aprendizagem” e o “Benefício da alimentação com probióticos” (20). O encerramento, no dia 21, discute o tema “Potencialidades da Caatinga: possibilidade de pesquisa”.
Minicursos – Serão movimentadas três atividades, todas no dia 19. A primeira acontece das 8h às 12h, e traz como foco a “Fabricação de geleias”. A aula será no SENAI com mestre em Horticultura Irrigada, Adelmo Alves de Queiroz. São oferecidas 20 vagas e podem participar maiores de 15 anos. Já o de “Marketing e alimentos funcionais: desenvolvendo o produto e seu potencial de mercado”, aberto à comunidade, será realizado no Sesc e conta com 30 inscrições abertas. Quem vai ministrar é Paula Silva, nutricionista e pós-graduanda em Marketing pela USP. O último minicurso é o “Da funcionalidade ao prazer de comer bem: elaboração de brigadeiros de biomassa de banana verde”, executado pelo nutricionista da UPE, Raul Marçal.
Oficinas –A grade conta com atividades: “Análise quantitativa de amido e proteína: observando a variação de soluto em um solvente” (19), “Degustação de doce de banana pacovan, de maracujá nativo e de umbu com licuri” (20) e “Uso da tecnologia na construção de um microscópio caseiro: observação do ciclo biológico de verminoses” (20), além de “Higiene na cozinha” e “Análise ambiental da água” (21).
As ações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia serão movimentadas no Sesc, no Senai e na Embrapa. No evento, serão arrecadados alimentos para doações as instituições cadastradas no Banco de Alimentos, beneficiando cerca de nove mil pessoas.