A Mostra Canteiro de Teatro e Dança movimenta a cidade de Belo Jardim, no Agreste, com uma programação de espetáculos, recital, contação de histórias, além de oficinas. As apresentações acontecem até o dia 28 de outubro e podem ser conferidas gratuitamente em pontos descentralizados como o Parque Ariano Suassuna, Comedoria Cria de Maria, Faculdade de Belo Jardim (FBJ), Observatório Petiscaria Pub, além de escolas e do Sesc.
A abertura (24) será comandada pelo Boi Diamante, de Arcoverde, no Parque Ariano Suassuna, às 16h30. Em seguida, o Grupo Girassol, da Terceira Idade do Sesc Ler Belo Jardim, apresenta a coreografia “Farrinhada”. Já na terça-feira (25), a Escola Estadual Ministro Marcos Freire recebe a oficina de Teatro e Dança “Primeiros Experimentos”. Podem participar interessados a partir dos 12 anos. A atividade acontece das 14h às 16h, sendo ministrada por Adriano Paiva e Marília Azevedo. Ainda no período da tarde, às 16h, tem o espetáculo “Espelho da Lua”, da Tropa do Balacobaco, que conta a história da Vitória-Régia, tradicional lenda amazônica narrada por atores e bonecos. À noite é a vez do recital “Poemas pra Lua” ocupar a Comedoria Cria de Maria, às 19h.
A Cia Brincantes do Circo, do Recife, leva uma intervenção de palhaçaria ao Parque Ariano Suassuna, na quarta-feira (26), às 16h. Neste dia, às 19h, a Faculdade de Belo Jardim (FBJ) recebe a peça “Dama da Noite”, inspirada no conto homônimo de Caio Fernando Abreu. Os moradores poderão escutar no dia 27 a contação de história “Na rua se faz arte”, às 16h, na unidade do Sesc, e à noite, assistir à montagem de dança “Onde as Pedras Nascem”, do Circular Tus de Dança, na FBJ.
O último dia da Mostra (28) contará com três apresentações. A primeira é a do “Balé Mulato”, de dança, que movimentará o Sesc às 16h. Às 20h, tem o recital “Poemas pra Lua”, do Coletivo Grão de Teatro no Observatório Petiscaria Pub. O encerramento será comandado pela Trupe de Arcoverde com uma Sambada de Coco, às 21h.