O Projeto Colmeia – Feira de Saúde e Cidadania, realizado pelo Sesc em parceira com diversas instituições, acontece nesta semana em dois municípios do Estado. A população poderá usufruir de serviços de saúde e cidadania, gratuitamente, dias 26 e 27, em Arcoverde e na quinta-feira (27), em Garanhuns. A partir das 8h, o evento oferece testes rápidos como glicose e colesterol, avaliação física, nutricional, entre outros serviços, além de palestras, oficinas e orientações jurídicas. A iniciativa tem como objetivo promover o bem-estar da população, sendo aberta ao público.
Na cidade de Arcoverde, portal do Sertão pernambucano, nesta quarta (26) e quinta-feira (27), oColmeia realiza atendimentos das 8h às 15h, na Autarquia de Ensino Superior da cidade, localizada na Avenida Gumercindo Cavalcante, 420. Na área de saúde, serão oferecidos serviços como: triagem auditiva e ocular, teste de acuidade e manutenção de óculos, tipagem sanguínea, atendimento pediátrico e urológico. Além disso, haverá vacinação, serviços de beleza, testes rápidos de glicose, colesterol, HIV e sífilis com distribuição de preservativos, exames citológicos e clinico das mamas. O Centro de Atenção ao Idoso estará no local realizando orientação nutricional, fisioterapeuta, terapia ocupacional e gestora.
Os moradores poderão receber ainda orientações jurídicas, realizar a emissão da Carteira do Idoso e receber informações sobre CPF, IRPF, ITR e os principais serviços da Receita Federal. A Compesa vai promover oficinas e esclarecer as dúvidas da população sobre o uso racional de água. Já o Sebrae levará ao público palestras sobre SEI Vender e o SEI Controlar o Meu Dinheiro. Entre as oficinas, o público poderá participar de fotografia, de artes manuais com linha e boneco de pano.
Já na cidade de Garanhuns, no Agreste pernambucano, as ações vão até as 17h e os atendimentos serão realizados na Rua Cônego Benigno Lira e na unidade Sesc Garanhuns. Entre os serviços que serão oferecidos estão: classificação sanguínea, a triagem de catarata, acuidade visual, avaliação bucal, aferição de pressão arterial, pesagem e verificação de glicemia. Além disso, haverá avaliação funcional e física, prevenção de câncer de mama e do colo do útero, mamografia de rastreamento e exames de hanseníase.
Na área de cidadania, a Feira oferece orientação jurídica e de empreendedorismo, informações sobre o programa Bolsa Família, emissão de documentos e ainda atendimentos da Compesa, Celpe e do Detran. No local, os moradores também poderão ter acesso a serviços de beleza e bem-estar, através de cuidados com a pele e o cabelo, massagem, ginástica laboral, pilates e aula de dança.