Quando o ano letivo se aproxima do final, os pais já começam a antecipar as compras dos materiais escolares que serão usados no ano seguinte. Esse movimento já vem sendo adotado pelas famílias com o objetivo de equilibrar as finanças e garantir a aquisição do material escolar. Os livros, em especial, pesam mais no orçamento e são itens indispensáveis para o aluno. Uma boa alternativa é a troca de livros, uma ação incentivada pelo Sesc através do projeto Feira Sesc do Troca-Troca de Livros.
Já tradicional no calendário da cidade, a iniciativa está na 12° edição e funciona através do escambo de livros. Para participar, é preciso primeiramente doar um livro em bom estado e dentro das especificações do projeto. Os títulos começam a ser arrecadados para a Feira a partir desta quinta-feira (3/11), até o dia 16 de dezembro, e continua em janeiro, de 3 a 16. A doação pode ser entregue em qualquer biblioteca das unidades do Sesc na Região Metropolitana do Recife (Santo Amaro, Casa Amarela, Santa Rita, Piedade e São Lourenço da Mata). Cada livro doado dá direito a um cupom para ser trocado por outra obra da mesma categoria no dia do evento, marcado para o dia 21 de janeiro, 8h às 11h, no ginásio do Sesc Santo Amaro.
“A Feira tem os pilares da economia, já que não há custo para participar; sustentável, por defender a reutilização de materiais; e social, por possibilitar a quem tem baixo recurso a obtenção de livros em bom estado”, defende com a Coordenadora de Bibliotecas do Sesc, Paula Alves. Podem ser trocados livros de literatura infantil e juvenil e didáticos a partir do 6° ano, publicados a partir de 2012 e que estejam em bom estado de conservação para serem reutilizados.
As obras serão analisadas no ato da entrega e não serão aceitas as que estiverem sujas, deterioradas ou rasgadas. Também não será permitida a troca de títulos do Programa Nacional do Livro Didático, publicações pertencentes a outras instituições (bibliotecas) ou do professor. Podem ser doados até 20 títulos, mesma quantidade que deve ser obtida no dia da Feira.