A primeira turma do Programa Jovem Aprendiz no Sesc Pernambuco concluiu suas atividades no último dia 30 de setembro em uma cerimônia realizada no salão de festas da unidade executiva de Santa Rita, no Recife, com a presença dos estudantes, pais e gestores da instituição. Ao todo, 54 aprendizes de 14 a 24 anos receberam, durante um ano, capacitação profissional de forma teórica e prática, na Diretoria Regional, em Santo Amaro. O programa foi iniciado no Sesc PE em setembro de 2015. A segunda turma, iniciada em 2016, está com 66 jovens em atividades na capital e interior.
Criado pelo Governo Federal, o Jovem Aprendiz visa à capacitação profissional, podendo participar menores de idade a partir de 14 anos até jovens com 24 anos. “O programa é mais uma forma de inclusão, de trazer o jovem para um mundo novo, para um mundo de empregabilidade, abertura de oportunidades e amadurecimento. Muitos não entendem o que é o primeiro emprego, em uma empresa e a postura profissional, então, tudo isso é visto como forma de aprendizagem, em que eles podem colocar em prática dentro das unidades”, explicou a analista de Recursos Humanos do Sesc PE Paula Priscilla.
Para os jovens que participaram da primeira edição do programa no Sesc PE a experiência foi única. “Foi a maior experiência que eu tive até agora. Assim que entrei no Sesc, fiquei meio apreensiva, pensando como seria esse primeiro contato com o mundo do trabalho. Mas foi tudo ótimo. Fui bem acolhida, os funcionários estavam sempre dispostos a ajudar e vou sempre lembrar como uma experiência positiva em minha vida”, disse a estudante Beatriz Cavalcanti.
Para o estudante José Cleiton Claudino, o Jovem Aprendiz contribuiu para a escolha da futura profissão. “Tive a oportunidade de passar por vários setores e, a partir da experiência com os profissionais do Sesc, pude me conhecer como profissional. Foi daqui que eu tive a certeza da faculdade e do caminho profissional que eu queria seguir”, conclui.