De 19 a 27 de novembro, o Sesc e instituições parceiras do Brasil e América Latina promovem diversas ações de incentivo a prática de esportes. É a Semana Move, que tem a missão de ajudar as pessoas a encontrar a modalidade com a qual mais se identificam e, assim, incorporar a prática regular de esportes e atividades físicas em suas vidas. Considerado o principal evento da campanha Move Brasil, criada em 2012 com o objetivo de aumentar o número de brasileiros praticantes de atividades físicas, a Semana Move ficará como legado da campanha, que chega ao fim este ano.
As atividades acontecem em todo o Brasil e o Sesc Pernambuco participa movimentando suas unidades com ações conjuntas relacionadas ao esporte e atividades físicas, estimulando o desenvolvimento social e respeitando os direitos e a diversidade cultural dos cidadãos. São mais de 10 modalidades de esportes e recreação para todas as idades. Na capital, quem for ao Sesc Casa Amarela nesta semana poderá se movimentar com o Circuito Funcional, aulão de Hidroginástica e Natação. Já o Sesc Piedade oferece aulões de ginástica, oficina de Capoeira e Handbeach, além de palestras sobre exercícios para a terceira idade. O judô também integra a programação com uma tarde de vivência do Dojô (local onde se pratica o Judô), em que serão realizadas conversas e demonstrações de habilidades.
A Semana Move acontece também nas unidades do Sesc no interior – em Garanhuns, Arcoverde, Buíque, Bodocó, Triunfo, Belo Jardim, Caruaru, Surubim, Pesqueira e Araripina. Entre as competições estão Torneio de Futebol, Festival de Atletismo, de Judô e de Jogos Populares, aulão de Aeróbica e step, Copa Sesc de Natação, Oficinas de Bandminton e Capoeira, entre outros. O Sesc Pernambuco promove regularmente ações de saúde e esportes em todas as unidades do Estado, por meio de projetos recreativos escolinhas para todas as idades. Consulte disponibilidade nas unidades.
Histórico – A primeira edição da campanha aconteceu em 2013, com um público de 100 mil pessoas. Em 2014, a Semana Move Brasil cresceu, foram mais de 367 mil pessoas participando da programação. Em 2015, foram mais de 5.409 atividades planejadas nos 26 Estados e no Distrito Federal, e 40 arenas esportivas em todas as regiões brasileiras. Este ano, a meta é mover um milhão de brasileiros durante a Semana Move Brasil 2016. A campanha de combate ao sedentarismo chega ao fim este ano, mas deixa como legado a Semana Move, que passa a compor o calendário esportivo nacional e ainda estenderá suas atividades, a partir de 2017, para oito países da América Latina. Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, Nicarágua, Peru, Uruguai e Venezuela passarão a promover a Semana Muévela.
Move Brasil – Visando aumentar o número de brasileiros praticantes de atividades físicas, foi criada, em 2012, a campanha Move Brasil, pelas seguintes instituições fundadoras: Serviço Social do Comércio (Sesc), Ministério do Esporte, Ministério da Saúde, Associação Cristã de Moços (ACM/YMCA), os Atletas pela Cidadania, a Autoridade Pública Olímpica (APO) e a Associação Internacional de Esporte e Cultura (ISCA). Através de diversas ações estimulando a população a sair do sedentarismo, a campanha teve como uma de suas principais metas, melhorar a qualidade de vida e promover o desenvolvimento social, além de facilitar a oferta de esporte. Cerca de 67 milhões de brasileiros, entre 14 e 75 anos, estão em condições de sedentarismo, de acordo com a pesquisa mais recente do Ministério do Esporte, realizada em julho de 2015.