Como calcular preço, quais as etapas entre criação e venda, relacionamento, atendimento. Os adultos já estão familiarizados com o tema, especialmente por aumentar o número de pessoas que buscam na criatividade e espaço no mercado uma fonte de renda. Mas, uma nova geração de empreendedores está em formação com a chancela do Sebrae e do Sesc Pernambuco. Com a parceria, pelo segundo ano consecutivo, o Sesc Goiana promoveu ontem (21) o resultado Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) com uma grande feira de negócios.
Foram mais de 400 alunos, das turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, que apresentaram, a partir das 8h, produtos para os visitantes da unidade. O evento marcou o encerramento anual do projeto Jovens Empreendedores e das ações desenvolvidas em sala de aula com estudantes de três a 12 anos. O programa JEPP capacitou, em 2015, professores e este ano ampliou a formação com os auxiliares pedagógicos e as equipes técnicas. “Sentimos a maior sinergia e participação de todo o grupo no ensino às crianças e jovens”, contou uma das coordenadoras do projeto, Hildenes Delfino.
A grade de conteúdo contemplou lições sobre educação financeira, confecção de produtos, controle de estoque, relacionamento, formas de vendas, entre outros temas. “Além disso, percebemos outros aprendizados, como o trabalho em equipe, a colaboração, a interdisciplinaridade, sem falar que eles são multiplicadores desse saber com os lares, muitas vezes formados por pais e mães autônomos”, avalia.
A feira comercializou chás, temperos, brinquedos reciclados, além de serviços, como loja de game ou aluguel de equipamentos de lazer, como skate. Os valores foram simbólicos, mas tiveram moedas próprias que foram trocadas no estande de câmbio, com preços de R$ 1 a R$ 15. Esse valor arrecadado será revertido para o financiamento da próxima Feira de Empreendedorismo.