Mais que fonte de informação e o papel de despertar crítico, o teatro tem exercido papel importante no resgate da cidadania e autoestima. Com foco nessa linguagem cultural, o Grupo Bela Idade, do Sesc Santa Rita, leva ao palco do teatro Marco Camarotti uma mini-temporada do espetáculo “Retratos de uma Lembrança Interrompida”. O acesso ao espetáculo é gratuito e as apresentações acontecem em 28/11, 15h, e nos dias 29/11 e 01/12, às 16h, no teatro Marco Camarotti, no Sesc Santo Amaro.
O espetáculo, em tour desde março deste ano, traz um resgate às memórias pessoais vividas na época da ditadura no Brasil. Período de opressão, perda de direitos, e ausência de liberdade são algumas das vivências trazidas em cena por oito atores, que se revezam no palco durante 50 minutos.
“Mais do que trazer à tona um tempo obscuro, o espetáculo pretende colocar em evidência a dor dos vazios causados pela ditadura, e das ausências que se fazem tão presentes hoje na vida de tantos personagens daquele período histórico”, afirma Marcos Medeiros um dos diretores deste “Retratos de uma Lembrança Interrompida”.
Bela Idade – O grupo, formado por idosos com mais de 50 anos, objetiva ir além de uma ferramenta de lazer. Os encontros semanais trazem ações formativas que incitam o pensamento crítico, a fruição artística e a formação estética de pessoas que antes não se viam, com a chegada da terceira idade, inseridas na sociedade. Com disciplina e estudo, eles são agentes de todas as etapas de construção dos espetáculos, nos dois encontros semanais que possuem. No repertório, “Vamos Falar de Amor” (direção de Emanuella de Jesus), encenado de 2012 a 2014. E o atual, “Retratos de Uma Lembrança Interrompida” (direção de Anderson Damião e Marcos Medeiros). Após a apresentação desta temporada, o grupo pretende continuar seus trabalhos com boas perspectivas para 2017.