Superação de limites, melhora da auto-estima e aumento da integração social são alguns dos benefícios que a Paracopa Sesc 2016 espera trazer para os participantes de sua primeira edição, que acontece de 2 a 3 de dezembro, no Sesc Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. A prática esportiva em seis modalidades deve contar com 200 integrantes.
Na programação, estão previstas atividades como corrida e caminhada, vôlei sentado, badminton, provas de arremesso e lançamento do atletismo, copa e festival de natação e torneio de dominó. Também será possível cuidar da saúde e da beleza, com avaliação física, testes de glicemia, colesterol, aferição de pressão e limpeza de pele. Além disso, haverá orientação jurídica e ciclo de palestras acadêmicas abordando como tema central “Eficiência na deficiência”. As ações da Paracopa ocorrerão das 8h às 17h.
“Queremos oferecer à pessoa com deficiência um momento esportivo, com competição saudável, oportunizando a descoberta de potencialidades, num ambiente inclusivo”, relata a coordenadora de Esportes do Sesc Pernambuco, Vanessa Apolinário. Toda a Paracopa será acompanhada por uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de educação física, fisioterapia e direito.