A cidade de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco, vai receber o TeatroSesc, um equipamento cultural móvel que vai sediar apresentações de teatro, música e dança. A partir dessa sexta-feira (16), o projeto vai instalar sua unidade móvel em frente à praça da Paroquia de Santa Águeda. A iniciativa, que é do Sesc e chega para celebrar o período natalino, tem como objetivo promover o acesso do público às linguagens culturais. Até o dia 18, sete atrações sobem ao palco, sempre às 16h, com entrada gratuita.
A abertura será comandada pelo grupo Proscênio de Teatro, com o espetáculo “Aboio – Toada Ligeira pra Surubim”. Com duração de 50 minutos, a peça resgata a história do boi e a sua influência na cultura, retratando a busca do Vaqueira Zito pelo Boi Surubim. A direção é assinada por André Chaves. Em seguida, tem o Samba de Coco Trupe de Arcoverde.
No sábado (17), temas como política e cotidiano, além dos conflitos diários de duas personagens que se identificam com o povo brasileiro, serão apresentados na montagem “Revolta no País dos Retalhos”, do grupo Teatro de Retalhos de Arcoverde. Na programação, ainda estão o Duo Ruben França e Renan Melo e o Pernambucanto à Capela.
Já no domingo (18), último dia do TeatroSesc na cidade, a grade traz apresentações de teatro e música. O espetáculo “Re-Te- Tei”, com mamulengos, conta a história de menino Chico Catolé, que vive no Sertão pernambucano. A direção e o texto da peça são assinados por Ney Mendes. O encerramento ficará sob o comando Ágda Moura com o “Canto do Meu Canto”.