Promover uma manhã de bem-estar para acompanhantes e pacientes do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP). Esse foi o objetivo da ação social realizada pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, no dia 19 de dezembro, levando atividades lúdicas e de prestação de serviço para o hospital, que atende pacientes das mais variadas regiões do estado e até de países de fora da América Latina. A ação contou com a participação de colaboradores do Sistema e de 70 profissionais do Senac e do Sesc.
Corte de cabelo, esmaltação de unhas, design de sobrancelhas, distribuição de manual com dicas para utilização de lenços na cabeça, massagem e teste de glicose foram os serviços oferecidos pelos profissionais do Senac. Já as equipes do Sesc realizaram alongamento, contação de histórias, apresentação musical e do coral da terceira idade, pintura de rosto e braço para crianças.
Dentro do clima natalino, Papai Noel também esteve presente e distribuiu cerca de 500 brinquedos arrecadados com os funcionários do Sistema no mês de outubro. O universo mágico e os personagens das histórias infantis deram ainda mais brilho à visita, com os cosplays de Homem Aranha e Elsa, do filme Frozen. Os personagens passaram pela pediatria do hospital para animar os pequenos pacientes. Houve ainda distribuição de 100 bonés, 200 kits de guloseimas e 700 lenços femininos, arrecadados durante a campanha do Outubro Rosa.
O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Josias Albuquerque, participou do evento e fez a entrega de um cheque simbólico de R$6 mil, valor recolhido com a venda de três mil pins durante a campanha do Novembro Azul, ao superintendente geral do HCP, Hélio Fonseca.
Referência no segmento, o HCP tem 70 anos de serviços prestados à população carente e é responsável pelo acolhimento de pacientes com diversos tipos de câncer. Seus números são grandiosos: são 1,2 mil pessoas atendidas todos os dias, 2,5 mil sessões de quimioterapia e mais de 800 cirurgias por mês. De janeiro a junho de 2016, por exemplo, foram realizados 163.614 atendimentos na unidade, entre consultas, exames e demais procedimentos. À frente do HCP, o superintendente agradeceu a iniciativa do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PEe comentou sobre a alegria de receber ações do tipo. “A gente agradece a todos os colaboradores e profissionais. Ações como essa sempre trazem carinho, amor, ajudam a elevar a autoestima e colaboram no enfrentamento dessas doenças”.
Para Josias Albuquerque, a ocasião é gratificante. “Temos a oportunidade de conhecer e trazer um momento diferente para muitas pessoas doentes, algumas em fase terminal, que precisam do nosso apoio”. O presidente do Sistema também destacou a solidariedade dos colaboradores que “de forma voluntária e espontânea decidiram participar”. Durante a ação, os colaboradores do Sistema puderam visitar os pacientes internados e seus familiares.
Esperança – Para quem está em tratamento no HCP, a manhã foi de alegria e cheia de significados. É o caso de Viviane Pereira, que reside em Olinda e acompanha a filha nas consultas na pediatria. “Eles ficam mais felizes. Aqui é um ambiente onde as pessoas pensam que é só tristeza e nem vêm, com essa visita descobrem que não”, disse.
Severina Barbosa, do município de Condado, no interior de Pernambuco, também elogiou a iniciativa e a possibilidade de oferecer mais conforto: “A gente que vive com esse tipo de doença tem que ter fé e esperança”.
Para o paciente Dorgival Ribeiro, de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), que há três anos está em tratamento, a mensagem deixada é uma só: ”alegrar o coração e dar mais força”.
Renovação – Quem participou das atividades também saiu com o coração renovado. Rosário Moraes, do coral da terceira idade do Sesc, esteve pela primeira vez no HCP e ficou emocionada. “Não deixa de ser uma emoção para a gente. A mensagem do canto é enaltecer a vida, é de restabelecimento. Através da música, eles vão renovando a crença”.
Para Amélia Barros, responsável técnica de esportes do Sesc, o dia foi um momento de trocas e reflexões. “A energia que doamos e recebemos através de risos, abraços, palavras de agradecimento foi muito edificante. Realizamos alongamentos e dinâmicas de grupo, buscando movimentos que trabalhassem corpo e alma, provocando sorrisos, valorizando o toque e afetividade. Foi uma manhã que valeu pelo ano de 2016 pra mim. Uma manhã realmente de voluntariado. De doação para uma pessoa que você sequer conhece.”
A gerente da Unidade de Educação Profissional do Senac no Recife, Viviane Cordeiro, coordenou o trabalho do teste de glicose e avaliou a atividade. “Foi muito positivo. Fizemos 100 atendimentos, beneficiamos pessoas que às vezes não têm tempo de procurar um médico, como é o caso dos acompanhantes, e muitos saíram aliviados com as orientações”, disse. O benefício de se doar foi percebido: “A gente pensa no sentido da vida, em como levar para os outros o que a gente sabe fazer,pode ser um alento para quem está doente, enfrentando tantos problemas”.
Zizi Mendes, gerente da Unidade de Imagem Pessoal do Senac, conduziu os serviços de beleza e estética. Segundo ela, a experiência não podia ser melhor.“Achei perfeito: a receptividade, o acolhimento de todos, a felicidade deles. Numa manhã, fizemos eles mais felizes. Sem falar que faz muito bem pra gente também”.