Um dos destaques desta 23ª edição do Janeiro de Grandes Espetáculos é a estreia do espetáculo “A Gaivota”. Resultado do trabalho de formação de atores do Curso de Interpretação para Teatro do Sesc Piedade, a peça será apresentada pela primeira vez no Teatro Barreto Júnior, de 25 a 27 deste mês, sempre às 20h. O texto da peça é considerado um dos grandes clássicos da dramaturgia mundial. Foi escrito pelo dramaturgo Anton Tchekhov no século XIX e, nessa montagem, tem direção assinada por Sandra Possani. Os ingressos custam R$ 10 e R$ 5.
O enredo tem como mote os conflitos de um jovem escritor. No palco, a oposição entre o Treplev, escritor novo, incompreendido e original, e Trigorine, autor tradicional, reconhecido e bem-sucedido nos meios artísticos, apresentando uma metáfora entre o novo e o velho. Os pequenos atos do cotidiano, a incomunicabilidade e o universo isolado de cada indivíduo, além da fatalidade dos destinos, estão presentes na cena. Em cena estão os atores Amanda Spacca, Anderson G-zuis, Conceição Santos, Daniel Gomes, Elisa Lucena, Gessica Beda, Jaílton Jr, Lucas Ferr, Rômulo Ramos e Winy Mattos.
Criação – O espetáculo é resultado de mais de dois anos e meio de trabalho. Seu processo criativo foi construído com muitas discussões entre os alunos e toda equipe de criação do Curso de Interpretação para Teatro do Sesc Piedade. O texto “A Gaivota” foi adaptado pela encenadora Sandra Possani e contou ainda com a provocação de muitos professores do curso. “A montagem pedagógica é motivada pelo desejo de construir e investir no desenvolvimento artístico e cultural da nossa cidade, promovendo a continuidade de um projeto teatral por meio de um trabalho sério, dinâmico e criativo”, explicou o gerente do Sesc Piedade, Rudimar Constâncio, que é supervisor geral da peça.