O Sesc realizou no último sábado (21/01), no Ginásio Wilson Campos, no Sesc Santo Amaro, mais uma edição da Feira Sesc do Troca-Troca de Livros. Já tradicional no calendário da cidade, a iniciativa é um grande projeto de democratização da cultura e tem o objetivo de incentivar a leitura e valorizar o livro como instrumento de veiculação cultural.
O projeto é uma ótima oportunidade de economizar na compra de livros didáticos e de literatura, em um momento de grandes gastos gerados pelo início do ano letivo. “A Feira tem os pilares da economia, já que não há custo para participar; sustentável, por defender a reutilização de materiais; e social, por possibilitar a quem tem baixo recurso a obtenção de livros em bom estado”, defende com a coordenadora de Bibliotecas do Sesc, Paula Alves.
Para participar, bastava entregar um livro didático ou literário nas bibliotecas das unidades do Sesc da Região Metropolitana do Recife durante a campanha de arrecadação – que aconteceu de novembro de 2016 a janeiro de 2017 – e pegar o cupom de troca. Cada livro entregue dava direito a um cupom para ser trocado no dia da Feira. Nesta edição foram arrecadados 4.598 exemplares, entre livros didáticos, infantil, juvenil e de literatura em geral. Desses, 3.960 foram trocados, sendo 2.302 infantil e juvenil, 1.094 didáticos e 564 de literatura. Os exemplares restantes seguiram para doação.