O Sesc Pernambuco realiza a primeira edição do Colmeia Comunidade deste ano no dia 10 de fevereiro, no bairro da Bomba do Hemetério, na Zona Norte do Recife. Cerca de 4 mil atendimentos gratuitos de saúde e cidadania devem ser ofertados aos moradores do local e de comunidades circunvizinhas. A ação acontece das 8h às 16h na Escola Professor Mardônio de Andrade Lima Coelho, na Rua Chã de Alegria, nº 117.
Entre os serviços, estão: consultas com médico de garganta e ouvido, testes rápidos para doenças crônicas ou sexualmente transmissíveis, aplicação de flúor, avaliação físico-funcional, orientação nutricional, instruções para emissão de documentos, benefícios sociais, corte de cabelo, entre outros, além de atividades recreativas.
Durante todo o dia, o público poderá contar com testes rápidos para aferir glicose e pressão, orientações para prevenção da diabetes e da hipertensão arterial. Exames de pele e informações sobre hanseníase e tuberculose serão realizados pela Secretaria Estadual de Saúde. O Núcleo de Assistência aos Pacientes Hepáticos (Naphe) participará com testes rápidos de hepatites B e C e o Hemope, com orientações sobre doação de sangue.
Além disso, haverá teste rápido de HIV, vacinação tríplice viral para quem possui de 29 a 49 anos, palestra sobre saúde bucal, informações sobre saúde da mulher, DST/Aids tabagismo e vigilância ambiental (dengue, zika e chikungunya e leptospirose). O cadastro e atualização do Cartão SUS podem ser feitas no local com a apresentação do RG e comprovante de residência.
Na área de cidadania, em parceria com o Instituto de Identificação Tavares Buril (ITB), o Colmeia Comunidade vai oferecer a emissão de segunda via da carteira de identidade. Para este serviço, serão disponibilizadas 50 fichas de atendimento. Também serão fornecidas informações sobre os direitos dos segurados do INSS, do Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal, como o programa Bolsa Família, e orientação jurídica.
Os moradores também vão receber orientação físico-funcional e de nutrição, poderão participar de atividades recreativas, fazer a higienização da pele, SPA das mãos e dos pés e, em parceria com o Senac, cortar o cabelo. “Nosso objetivo com o Colmeia é alertar para os cuidados com a saúde e oferecer serviços complementares e importantes para quem reside na localidade”, afirma a gerente do Sesc Casa Amarela, Ladjane Carvalho.
Com o objetivo de aproximar as pessoas do mundo literário, o BiblioSesc também vai estar no local com a unidade móvel de biblioteca e, ainda no campo de informação, haverá oficinas sobre TV digital e analógica, doces finos e de aproveitando integral dos alimentos.
Participam do projeto Colmeia Comunidade mais de 16 parceiros, entre eles, Rede Globo, a Faculdade Estácio FIR, Detran, Senai, Escola de Enfermagem Israel, Clarice Lispector, Cebrac, Hidone e Nawt’s Life Cosméticos.
Projeto – O Colmeia Comunidade começou a ser realizado em setembro de 2016 e teve quatro edições, passando pelas comunidades do Alto José do Pinho, Ibura, Santo Amaro e Macaxeira no ano passado. Cerca de 4 mil pessoas foram atendidas em cada ação. Em 2017, a iniciativa chegará aos bairros do Curado, Arruda,Coque,Vasco da Gama, Coelhos, Ipsep,Prado,Santo Amaro e Jardim São Paulo, na cidade do Recife. Além disso, o projeto Colmeia também beneficiará os moradores de Pesqueira, Gravatá, Caruaru, Paudalho, Goiana,São Lourenço da Mata, Garanhuns, Arcoverde e Petrolina.