Focado em quebrar qualquer forma de enquadramento e discutir questões relacionadas a gênero, o espetáculo “Sentimentos Gis”, do bailarino Cleybson Lima, aporta no palco do Teatro Dona Amélia, no Sesc Petrolina, de 3 a 19 de fevereiro. A apresentação tem início sempre às 19h e o acesso é gratuito. Os ingressos são limitados à lotação do espaço.
“É mais um espaço para discussão de questões urgentes na sociedade, um diálogo através da dança”, defende o professor de artes do Sesc, Jailson Lima. Memórias, teorias, ícones e estigmas que remetem à discussão de gênero são lançados para reflexão. “Daremos voz aos sentimentos espalhados por Gis, transexual que se tornou principal inspiração da pesquisa poética, sem falar da vida dela”, explica o bailarino Cleybson Lima. Dirigida por Thom Galiano, a montagem tem duração de 45 minutos e dramaturgia de Lennon Raoni e trilha sonora de Luisa Magaly, o espetáculo foi contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna, em 2015.
Atuando desde 2006 no cenário da dança em Petrolina, Cleybson Lima é integrante da Qualquer um dos 2 Cia de Dança, do Sesc, do Coletivo de Quarta e do Experiment’Ai. Sua trajetória individual com questões de gêneros teve início em 2012 com o trabalho “E se você fosse?”.