A Galeria de Artes Ana das Carrancas, do Sesc Petrolina, recebe de 10 de março a 10 de junho, a oitava edição do Salão Universitário de Arte Contemporânea – UNICO. Com duas categorias, Exposição e Pesquisa em Criação, a mostra explora o tema “Identidades: territórios fluidos”, apresentando trabalhos selecionados desenvolvidos por estudantes. A abertura acontece hoje, às 20h, com um vernissage.
Obras de 13 universitários compõem a mostra, que poderá ser visitada gratuitamente pelo público de terça a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados das 16h às 20 h. Na categoria Exposição, foram selecionados dez trabalhos, nove do Recife e um de Petrolina, “Por onde você caminha?”, do estudante de Artes Visuais da Univasf, Otávio Tonelloto. O UNICO também contempla três projetos na área de Pesquisa em Criação, dois deles de estudantes do Recife e um de Petrolina, o “Re (há) ver o vale”, de autoria de Morgana Caroline Lima Araújo Santos.
“O Salão convida a pensar na construção de territórios possíveis de confronto e ressignificação das identidades na contemporaneidade, propondo através da arte estratégias poéticas de reflexão desse urgente assunto”, destaca o instrutor de atividades artísticas do Sesc Petrolina, André Vitor Brandão, que integrou a comissão de seleção dos trabalhos.
Este é o segundo ano que Petrolina recebe a mostra, que acontece desde 2008 no Recife. De acordo com a coordenadora geral do UNICO, Valkiria Dias Porto, o Salão vem ampliando e fortalecendo sua atuação como espaço para difusão e reflexão sobre a produção artística estadual. “Nesta oitava edição, o UNICO inverte a lógica meritocráta da premiação dos projetos utilizada nas edições anteriores, por um pensamento de inserção, incentivando a produção artística com origem na pesquisa acadêmica”, ressalta Valkiria Dias.