Neste sábado (8/4), o Projeto Concertos Sesc Partituras apresenta o grupo de percussão LaptoP da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), às 17h, no Teatro Marco Camarotti, no Sesc Santo Amaro. O espetáculo, que é gratuito, acontece simultaneamente com outras apresentações em todas as unidades do Sesc no Brasil que também realizam este projeto.
Ainda este ano, o Concerto passa por Caruaru, no mês de julho; Goiana, em outubro, e Petrolina; em novembro. O evento tem o objetivo de divulgar a música erudita escrita brasileira e garantir o espaço para divulgação e formação de grupos de Câmara, sobretudo, os escritos catalogados no site Sesc Partituras (www.sesc.com.br/sescpartituras). Os programas do concerto são pesquisados, montados e realizados apenas com as obras catalogadas e expostas no site. Essa ferramenta difunde a música, disponibilizando partituras digitalizadas e editoradas para download gratuito.
O projeto é um aperfeiçoamento do Banco Digital Sesc Partituras que, em 2007, implantou computadores com acervo em 17 unidades do Sesc no País, tornando-se um importante subsídio de pesquisas para estudantes e músicos. Em 2010, esse trabalho foi ampliado e disponibilizado na internet, por meio de um sistema de buscas voltado para intérpretes.
Apresentação
O LaptoP é composto por alunos dos cursos de bacharelado em percussão, licenciatura e os de extensão do Departamento de Música da UFPE. O grupo surgiu em 2013 com a finalidade de proporcionar, de forma laboratorial, uma prática de música de câmara para os estudantes. Tem, dentre seus objetivos, promover a pesquisa, a experimentação e a execução de obras. Além disso, busca estimular o interesse pela pesquisa bibliográfica e composicional e proporcionar aos compositores um espaço ao experimento de novas composições. Ao longo dos quatro anos de existência, o grupo participou, no ano passado, do XVII Festival de Percussão na UFBA, do II Encontro Percussivo da UFPE (2015), da Semana de Música da UFPE (2012), entre outros eventos.
Para o professor de música do Centro de Difusões e Realizações Musicais do Sesc Casa Amarela e um dos produtores do Concertos Sesc Partituras, Renato Cruz, o concerto é uma ótima oportunidade para conhecer o patrimônio brasileiro de música de concerto, que reflete uma rica produção de diversos estilos e períodos. “Temos um excelente acervo no projeto Sesc Partituras e, nessa apresentação, podemos mostrar algumas obras ao público por meio do grupo LaptoP. Nosso objetivo é atrair cada vez mais a atenção das pessoas para a riqueza musical que possuímos, mas que ainda é pouco explorada e difundida”, explicou.