Emissão da Carteira de Identidade, corte de cabelo, teste de Hepatite B e C, aferição de pressão e orientação e prevenção sobre o câncer do colo do útero e de mama são alguns dos serviços gratuitos que serão oferecidos pelo projeto Colmeia Comunidade aos moradores do bairro do Arruda, na Zona do Norte do Recife. A ação acontece nesta sexta-feira (7) na Escola Professor Alfredo Freire, que fica localizada na Rua Zeferino Agra, nº 193. A ação tem início às 8h e os atendimentos seguem até as 16h.
Entre os serviços de saúde estão teste rápido de colesterol e glicemia, orientação sobre diabetes e hipertensão, saúde da bucal, aplicação de flúor e escovódromo, recomendações nutricionais e avaliação física. A Secretaria de Saúde municipal, por meio do Distrito Sanitário II, participa com orientação sobre tuberculose e hanseníase, distribuição de kits de higiene bucal para as crianças, teste rápido de HIV, orientação sobre DST/Aids com entrega de preservativos masculino e feminino. Além disso, haverá a distribuição de hipoclorito de sódio, informações sobre doenças como dengue e leptospirose e o cadastro e atualização do Cartão SUS.
“Nossa expectativa é de realizar mais de cinco mil atendimentos aos moradores do Arruda e de comunidades vizinhas. O Colmeia Comunidade tem como objetivo oferecer, mensalmente, em um único espaço, opções de serviços que promovem bem-estar e qualidade de vida à população, alertando principalmente para a prevenção e o cuidado com a saúde”, explica a gerente do Sesc Casa Amarela, Ladjane Carvalho.
O Senac participará do evento com corte de cabelo masculino e feminino. O INSS levará orientações aos segurados, informações sobre os direitos previdenciários, contagem de tempo de serviço, além do agendamento dos serviços e benefícios previdenciários. Orientações jurídicas serão oferecidas pela Faculdade Estácio FIR.
Na escola, haverá ainda oficina de aproveitamento integral dos alimentos, higienização da pele e SPA das mãos e dos pés. Em parceria com a TV Globo, será realizada uma palestra sobre TV Digital e Analógica.
Projeto – O Colmeia Comunidade começou a ser realizado em setembro de 2016 e teve sete edições, passando pelas comunidades do Alto José do Pinho, Ibura, Santo Amaro, Macaxeira, Bomba do Hemetério, Curado IV e Gravatá. Em 2017, a iniciativa chegará aos bairros do Coque, Vasco da Gama, Coelhos, Ipsep, Prado, Santo Amaro e Jardim São Paulo, na cidade do Recife.