Conscientizar crianças, idosos e a comunidade em geral sobre a importância da proteção a natureza, além de contar a história do Pau-Brasil, árvore símbolo do país, é tema de palestra nesta terça-feira (3/5), data em que se comemora o dia nacional da espécie. Das 9h às 11h, a ação acontece no Sesc Ler São Lourenço da Mata. Durante o encontro, serão doadas 60 mudas da planta.
O aluno do Sesc Júlio César, que possui 10 anos e cursa o 5º ano na instituição, é quem vai compartilhar com os participantes o conhecimento sobre o Pau-Brasil, que é uma espécie protegida por lei exclusiva onde a exportação da madeira é ilegal. A iniciativa contará com a presença de estudantes da Unidade com idade entre 4 e 11 anos e de outras escolas do município, e ainda do público da terceira idade do Grupo Boa Esperança. A expectativa é a de reunir 200 participantes.
A cidade de São Lourenço da Mata é conhecida nacionalmente como a capital do Pau-Brasil, título recebido por possuir a reserva ecológica de Tapacurá, remanescente da Mata Atlântica, onde são encontradas árvores da espécie. “A palestra tem o foco educativo. Pretendemos sensibilizar os estudantes para a preservação dessa espécie que é muito importante para a história do Brasil e ainda desenvolver desde cedo o senso de crítico e de proteção com a natureza.