A partir desta segunda-feira (15/5), comerciantes e clientes do Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa-PE) recebem a biblioteca móvel do Sesc com 4 mil livros didáticos, de literatura e gibis para efetuar empréstimos gratuitamente. A ação é uma parceria entre o Sesc e a Associação dos Usuários e Comerciantes do Ceasa (Assucere) e será lançada na V Semana de Mobilização Cidadã do Ceasa, que acontece de 15 a 19 de maio, das 8h às 15h, no local.
Durante a semana o público vai poder conhecer a biblioteca móvel e seu funcionamento. De 15 em 15 dias, o BiblioSesc vai estacionar no pátio da Ceasa para oferecer às 55 mil pessoas que circulam diariamente no local a oportunidade de leitura de obras de variados segmentos e faixas etárias. Para fazer um empréstimo de livro basta apresentar foto 3×4, um documento de identificação e comprovante de residência. A carteira de usuário do Sesc será confeccionada no próprio local. São aproximadamente 4 mil livros, entre obras de literatura, gibis e didáticas, que poderão ser emprestados por 15 dias, quando há a devolução.
BIBLIOSESC – O projeto foi criado pelo Departamento Nacional do Sesc. Em 2005, Pernambuco foi o primeiro a colocar a ideia em prática. O êxito em solo pernambucano fez com que o trabalho fosse adotado em todo o País. Nesses 11 anos de atividades, foram contemplados os municípios de Olinda, Ilha de Itamaracá, Itapissuma, São Lourenço da Mata, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Paulista, sendo atendidas quase 136 mil pessoas. Desde 2014, o Estado conta com duas unidades móveis do BiblioSesc que percorrem as cidades levando, ao todo, 9 mil exemplares.