O Sesc apresenta intensa programação cultural até o final do mês de maio em Arcoverde com os projetos Arte da Palavra, Dramaturgia Escolas em Ação e a exposição Passos Poéticos. As atividades acontecem no Teatro Geraldo Barros e escolas da Região. Entrada gratuita.
O universo literário de Jânio Silva, escritor e poeta do Espírito Santo, norteia a edição de Arcoverde do projeto nacional Arte da Palavra. Jânio Silva vai apresentar o sarau poético “Quebrando o Silêncio” sexta-feira (19/5), a partir das 19h, no Teatro Geraldo Barros. O Arte da Palavra incentiva o hábito da leitura promovendo a integração dos escritores com o público. Em Arcoverde é desenvolvido pelo Laboratório de Autoria Literária José Rabelo de Vasconcelos.
O Laboratório também apresenta a exposição “Passos Poéticos – Itinerário da vida e Obra de Carlos Alberto de Assis Cavalcanti”. A mostra fica em cartaz em uma escola por cinco dias apresentando fotos e poesias do homenageado, além de um vídeo com o poeta declamando trechos de sua obra. No último dia da exposição ou autor conversa com os alunos detalhes de sua obra. As atividades ocorrem nos horários de expediente das escolas, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Recebem a iniciativa a Escola Municipal Adalgiza Cavalcanti de Barros Correia (15 a 19/5), o Colégio São Domingos (22 a 26 /5) e a Escola Estadual Jornalista Edson Régis (29/5 a 2/6). Apesar de ser realizado em instituições de ensino, o projeto também pode ser visitado pelo público em geral.
Com o objetivo de intensificar a leitura dramática nas escolas e despertar nos alunos o gosto pela arte cênica, o Sesc desenvolve o Projeto Dramaturgia Escolas em Ação. A proposta é fazer com que os participantes possam apresentar textos em forma de peças teatrais. O evento acontece no Teatro Geraldo Barros nesta terça (23/5) e quarta-feira (24/5), sempre a partir das 20h. Em cada dia, dois espetáculos serão encenados. Na terça (23/5) tem “O Barquinho”, de IloKrugli, dirigido por Miro Carvalho e com a participação dos alunos da Escola Municipal Noé Nunes Ferraz. Em seguida, ganha o palco “Luzia no Caminho das Águas”, de Alexsandro Souto Maior. Participam o grupo da Escola Sesc de Teatro e da Escola Municipal Lion Antônio Moreno, com direção assinada por Nei Mendes e a preparação do elenco de Jéssica Mendes. Já na quarta (24/5), a noite começa com “O Homem que só tinha Certeza”, de Adriana Falcão, com os alunos da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Carlos Rios. A direção é de Carol Viana. O encerramento fica por conta de “Reis Andarilhos”, de Luís Felipe Botelho, com os estudantes da Escola Municipal Monsenhor José Kerhle.