A Balangandança Cia – Companhia de dança contemporânea para crianças, de São Paulo, que cria danças para o público infantil, aporta no Estado a partir desta quinta-feira (25) até o dia 30 de maio. Integrando a programação nacional da 20º edição do projeto Palco Giratório do Sesc, a companhia apresenta o espetáculo “Ninhos” em quatro cidades pernambucanas e realiza a oficina “Corpo e Movimento” em duas.
A primeira parada acontece no Sesc Ler São Lourenço da Mata, no Grande Recife, na sexta-feira (26/5), com oficina gratuita das 8h às 12h. A iniciativa é voltada para profissionais da área de educação, da cultura, sobretudo, da dança que trabalham com o público de 6 a 11 anos. Durante a oficina, serão abordados temas como a importância do corpo e do movimento na formação da criança, a brincadeira e a dança, além do espaço físico, imaginário e emocional. As inscrições podem ser realizadas através do endereço eletrônico: http://bit.ly/oficinacorpoemovimento.
No sábado (27), às 16h, a Balangandança Cia apresenta em São Lourenço da Mata o espetáculo “Ninhos”, com direção de Georgia Lengos. Imagens e poesias como lugar de partida para voos, descobertas e passeios são o mote da montagem para abordar os momentos de recolhimentos que fortalecem as relações mais sutis, íntimas e subjetivas para a criança. A peça propõe um espaço de imaginação em que o público estabelece suas próprias relações no contato direto com a dança. A apresentação acontece na Unidade do Sesc, às 16h , e o acesso é gratuito.
O “Ninhos” também passa pelas cidades de Belo Jardim (28/5), Pesqueira (29/5) e Buíque (30/5). Já a oficina “Corpo e Movimento”, será levada ao município de Triunfo no dia 31 de maio. A Balangandança Cia cria seus trabalhos há 20 anos, incentivando a comunicação direta com a criança para além de modelos pré-fabricados pelas mídias.
Projeto – Na sua 20º edição, o Palco Giratório é o maior projeto de artes cênicas em circulação no país. Até o mês de novembro, 11 grupos aportam em 17 unidades do Sesc em Pernambuco. Apresentam-se aqui companhias de oito estados: Rio de Janeiro, Bahia, Ceará, Distrito Federal, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. O Palco traz este ano 36 apresentações de espetáculos, sete a mais do que a edição do ano passado, um seminário, uma Mostra Comemorativa, 10 Pensamentos Giratórios, 13 oficinas, além de três intercâmbios, sendo dois na cidade do Recife e um em São Lourenço da Mata.
Programação:
Espetáculo “Ninhos”
27/5 – São Lourenço da Mata
28/5 – Belo Jardim
29/5 – Pesqueira
30/5 – Buíque
Oficina “Corpo e Movimento”
26/5 – São Lourenço da Mata
31/5 – Triunfo