O desafio está lançado! Em 31 de maio acontece a 23ª edição da competição mundial que promove a prática de atividades físicas em benefício da saúde e bem-estar: é o Dia do Desafio! Nele, o público de todas as idades se envolve em uma competição amigável entre municípios para ver quem mobiliza mais habitantes na luta contra a inatividade. O Sesc é parceiro da iniciativa e promove atividades gratuitas em vários pontos das cidades participantes, 11 delas em Pernambuco.
Com o tema “Você se mexe e o mundo mexe junto”, mais de 3,4 mil cidades em 18 países das Américas participam desta edição do projeto, 1.886 no Brasil. Em Pernambuco, competem com cidades do Brasil e da América Latina os municípios de: Araripina, Arcoverde, Belo Jardim, Buíque, Goiana, Ipubi, João Alfredo, Lagoa Grande, Pesqueira, Petrolina e Surubim.
Vale caminhar, pedalar, alongar, correr, além dos jogos coletivos como futebol, gincanas, vôlei, basquete e handebol. O importante é se mexer por pelo menos 15 minutos. Quem mobilizar o maior percentual de pessoas fica com o titulo de campeã. No grande dia, uma central telefônica funciona, ininterruptamente, das 0h às 21h, através do número 0800 321 1688, captando os registros de pessoas, grupos, associações, empresas e escolas participantes. O resultado da competição sai em dois dias. No ano passado, mais de 500 mil pessoas participaram do Dia do Desafio em Pernambuco.
Dia do Desafio – Coordenado no Brasil e nas Américas pelo Sesc e promovido mundialmente pela The Association for International Sport for All (TAFISA ), o Dia do Desafio foi criado no Canadá nos anos 80 e propõe uma competição amigável entre pessoas, organizações e cidades. O projeto tem o objetivo de promover a prática das atividades físicas diárias, ressaltando a importância do esporte e do lazer para a manutenção da saúde. A realização do evento é de responsabilidade das Prefeituras e as ações são desenvolvidas pelas Secretarias Municipais de Esporte, Educação e Saúde.
Competição: Cidade X Cidade
Araripina X Bobures (Venezuela)
Arcoverde X Chacao (Venezuela)
Belo Jardim X San Antonio Del Táchira (Venezuela)
Buíque X Magdalena Del Mar (Peru)
Goiana X Nahualá (Guatemala)
Ipubi X El Consejo (Venezuela)
João Alfredo X Mombaça (CE)
Lagoa Grande X San German (Porto Rico)
Pesqueira X San Diego (Venezuela)
Petrolina X Blumenau (SC)
Surubim X Toa Baja (Porto Rico)