Esta semana as cidades de Recife e São Lourenço da Mata recebem unidades do projeto Geladeira Cultural, que transforma uma geladeira sem utilidade, que seria descartada em aterro sanitário, em uma minibiblioteca. As inaugurações acontecem nesta quarta-feira (31/5), às 7h, no Espaço Agroecológico, em frente ao Sesc Santo Amaro (Recife). E, na sexta-feira (2/6), às 14h, no Centro Cultural Pixete Patrimônio, em São Lourenço da Mata. Entrada aberta ao público.
Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, que acontece de 1° a 5 de junho, o Sesc realiza dia 31 a implantação da Geladeira Cultural no Espaço Agroecológico, localizado na Praça do Campo Santo, Santo Amaro. Na ocasião haverá uma roda de conversa com a participação de dois atores sociais que atuam promovendo a ideia de reutilização como filosofia de vida – Sérgio Santos e Rafa Mattos. Sérgio é o idealizador do projeto de incentivo à leitura Geladeira Cultural, e Rafa um artista gráfico que faz de materiais sólidos encontrados no lixo um instrumento de propagação da sua filosofia de vida, com a bandeira do “Plante o amor, colha o bem”. Ainda durante a ação, o artista vai realizar com crianças do Ensino Fundamental do Sesc uma oficina educativa, ensinando-as como reutilizar o que seria descartado em prol do meio ambiente.
No Grande Recife, em São Lourenço da Mata, o Sesc implanta a segunda Geladeira Cultural no município, em parceria com o Coletivo Periferia e Cidadania. A inauguração acontece na sexta-feira (2/6), às 14h, no Centro Cultural Pixete Patrimônio, na Rua Nova Esperança A. Durante a abertura, o escritor Luciano Pontes e o músico Gustavo Vilar comandam a intervenção artística “Histórias de Porta em Porta”, saindo em cortejo até o Centro, convidando a população e trocando histórias com os moradores a partir de canções e contos.
Geladeira Cultural Pernambuco – O projeto tem como objetivo evitar o descarte errado dos eletrodomésticos, além de incentivar o hábito pela leitura, facilitando o acesso de quem reside na região de periferia das cidades aos livros. A iniciativa foi idealizada por Sérgio Santos e conta com a parceria de organizações sociais para difusão da cultura. O acesso aos livros na Geladeira Cultural é gratuito.