O projeto Cineclube Aitaré, do Sesc Santo Amaro, apresenta em junho a mostra de cinema “Jidaigeki: viajando com Kurosawa ao Japão Feudal”. A partir deste sábado (3/6), até o dia 11 deste mês, ganha a telinha seis filmes do japonês Akira Kurosawa, um dos cineastas mais importantes do mundo, famoso por criar épicos feudais inspirados na literatura de Shakespeare e no cinema de John Ford. As sessões possuem entrada gratuita e acontecem no Teatro Marco Camarotti.
Na abertura da mostra o público poderá conferir “Rashomon”, às 16h. No enredo, o Japão do século XI. Durante uma tempestade, um lenhador, um sacerdote e um camponês procuram um abrigo nas ruínas de um portão histórico em Rashomon. Lá, o sacerdote conta o crime envolvendo uma mulher o seu marido. A classificação indicativa é 14 anos.
No domingo (4/6) serão exibidos dois filmes. Às 10h tem “Os Sete Samurais”. O drama aborda a história de um samurai que atende a um pedido contra bandidos à vila japonesa. Ele convida outros samurais para ajudá-lo e a ensinar às pessoas como se defenderem sozinhas. Já às 16h é a vez de “Trono Manchado de Sangue”.
A programação traz ainda “A Fortaleza Escondida” (10/6), às 16h, “Yojimbo” e “Sanjuro” (11/6), 10h e 16h respectivamente. As sessões acontecem no Teatro Marco Camarotti, localizado na Rua Treze de Maio, nº 455.