O longa-metragem “Danado de Bom”, grande vencedor do Cine PE 2016, com os prêmios de melhor filme, fotografia, montagem e edição de som, chega aos cinemas no dia 29 de junho. O filme dirigido por Deby Brennand mostra a trajetória de João Silva, parceiro constante de Luiz Gonzaga e um dos principais compositores brasileiros, autor de mais de 3 mil músicas. Além do circuito tradicional, o filme ganhará exibições no Sesc em Caruaru (22/06), Petrolina (04/07) e Arcoverde (07/07).
O documentário acompanha uma viagem de João de volta a Arcoverde, cidade onde nasceu, no agreste de Pernambuco. Ele relembra sua jornada, de menino andarilho, semianalfabeto, a compositor de sucessos como “Pagode Russo”, “Nem se despediu de mim” e “Danado de Bom”. “João Silva, além de ter sido um dos maiores parceiros de Gonzaga, foi produtor de seus discos de maior sucesso. Quando Gonzaga passava por um período difícil na carreira produziu o LP ‘Danado de Bom’. Foi a primeira vez que Gonzagão atingiu essa emblemática marca de um milhão de cópias vendidas”, conta a produtora do filme, Marianna Brennand Fortes.
Dominguinhos, Trio Nordestino, Elba Ramalho, Mariana Aydar, Zeca Baleiro, Gilberto Gil e Lenine participam do filme com depoimentos ou em interpretações das músicas de João Silva, que faleceu antes de ver o documentário finalizado. “É muito difícil lançar o filme sem a presença dele. Acredito que ele estaria emocionado, porque era o que ele queria, ser reconhecido como artista. Ele brincava muito comigo sobre isso”, lembra a diretora Deby Brennand.
Para Deby, a importância do filme está em se tratar de um artista que o Brasil “conhece sem conhecer”. “É um recorte importante para o cinema e para a música nacional valorizar um artista que compôs mais de 3 mil músicas ao longo da vida, e que sabia como ninguém captar o sentimento do povo sertanejo transformando em letras belíssimas suas dores, suas alegrias, seu cotidiano”, conta. “Muitas pessoas conhecem as músicas de forró dos grandes intérpretes, mas desconhecem de onde vem a letra e, muitas vezes, os arranjos. Os que conhecem a música “Pagode Russo”, por exemplo, acham que a música e a letra são do Gonzaga”, completa a diretora.
“Danado de Bom” é uma coprodução entre Mariola e Inquietude, com direção de Deby Brennand. Marianna Brennand Fortes assina produção do filme, assim como a produção executiva com Carolina Benevides, e Roberta Jansen é a produtora associada. Além da participação no Cine PE, o filme foi exibido nos festivais É Tudo Verdade, 8º IN-EDIT Brasil (Menção Honrosa do Juri), 9º Festival de Cinema de Triunfo (Melhor Longa-metragem da Mostra Competitiva Nacional e Melhor Trilha Sonora pelo Júri Popular). O trailer pode ser visto aqui: https://www.youtube.com/watch?v=qcx12d6761w.
LANÇAMENTO NOS CINEMAS E CIRCUITO AMPLIADO
O filme tem estreia marcada para o dia 29 de junho em cinemas do Rio, São Paulo, Recife, Salvador, São Luiz e Porto Alegre. Entre os dias 22 e 28 de junho ocorrerão sessões especiais e exclusivas de pré-estreia no recém-inaugurado Cinema Rio Branco, em Arcoverde. Danado de Bom também será lançado em circuito não comercial em outras cidades, em parceria com cineclubes, universidades, escolas, centros culturais e outros espaços.
O filme está disponível para qualquer pessoa ou instituição que queira organizar uma exibição coletiva em seu espaço durante o período de lançamento, ou em outras datas, por meio da plataforma de distribuição alternativa Taturana Mobilização Social: www.taturanamobi.com.br. Basta se cadastrar e agendar a sessão.
SERVIÇO
Danado de Bom
(Brasil, documentário, 74min, 2016, Mariola e Inquietude)
PROGRAMAÇÃO SESC
Caruaru
22/06/2017, às 19h30
Teatro Rui Limeira Rosal
R: Rui Limeira Rosal, s/n, Petrópolis.
Tel: (81) 3721-3967
Petrolina
04/07/2017, às 19h
Teatro Dona Amélia
R: Pacífico da Luz, 618, Centro.
Tel: (87) 3866-7474
Arcoverde
7/7/2017, às 20h
Teatro Geraldo Barros –
Av. Capitão Arlindo Pacheco de Albuquerque 364 , – Arcoverde – PE