Projeções pernambucanas: cultura, identidade e memória na tela é o tema desta edição do projeto Estação das Artes, que acontece nesta terça-feira (27/6) no Sesc Piedade. A programação tem início às 19h e traz a exibição de três curtas metragens produzidos no Estado e uma roda de diálogo. O acesso é aberto ao público.
A programação iniciará com a exibição de “Entre, Lua, a Casa é sua!”, dos diretores Marcos Carvalho e Edineia Campos. O filme aborda a história de Luiz Gonzaga sendo levado ao Céu pelos personagens retratados em suas canções. Em seguida, tem “Salu e o Cavalo Marinho”, de Cecilia da Fonte, que coloca na tela a trajetória de Mestre Salustiano, um dos artistas mais populares do país, e importante impulsionador do Cavalo Marinho, folguedo típico do Nordeste.
Já a última exibição apresenta “Soberanos do Congo”, que retrata a soberania da resistência dos afrodescentes em Pernambuco, onde reis, rainhas e súditos mostram a sua força nos rituais e no carnaval. Em seguida, às 19h50, haverá uma conversa com o diretor deste filme Raoni Moreno e a professora Marina Souza.
“Nosso estado é conhecido por ser berço de múltiplas manifestações culturais. Estas fazem parte da identidade pernambucana. As produções cinematográficas, como toda obra artística, trazem em si a reflexão sobre o ser social e, por isso, podemos identificar a presença dos elementos da cultura popular em nossa produção cinematográfica.”, explica a professora de Artes do Sesc Piedade, Ariele Mendes. A Unidade fica localizada na Rua Goiana, nº 40, em Jaboatão dos Guararapes.